Menu
em

Professora castrense é selecionada para projeto nos Estados Unidos

Allyne Urbanski é professora de Inglês há três anos em Ponta Grossa. Foto: Arquivo Pessoal

O Governo do Paraná divulgou nesta segunda (25) a lista de professores selecionados para atuar em escolas do Estado de Utah, nos Estados Unidos, por meio do programa de Imersão dupla em Língua Portuguesa. Todas são mulheres. E entre as quatro escolhidas está a professora castrense Allyne Urbanski, de 27 anos, que trabalha atualmente em Ponta Grossa.

Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Allyne vai trabalhar por até três anos nos EUA. Lá vai ensinar Língua Portuguesa a crianças do Ensino Fundamental.

“Escolas públicas de Utah fazem parte de um programa bilíngue que ensina a linguagem através da imersão. Então, além do português, vou ensinar matemática, ciências e estudos sociais”, explica a professora, que trabalha há três anos no programa bilíngue de um colégio particular de Ponta Grossa.

“Vou desempenhar basicamente a mesma função que faço aqui. A diferença é que aqui sou professora de inglês e ensino disciplinas como Math, Science e Global Perspectives”, completa.

Recentemente, Allyne Urbanski defendeu dissertação de mestrado na UEPG sobre Literatura Brasileira. A formação foi um passo a mais para a conquista internacional. “Atuar como professora de português vai permitir que eu traga aquilo que pesquisava no mestrado pra minha prática docente, pois o ensino de literatura brasileira é uma forma de ensinar a nossa linguagem através da nossa cultura”, afirma.

O embarque de Allyne está previsto para julho. Já as atividades em solo estadunidense começam na primeira semana de agosto. Antes de embarcar, os docentes vão receber orientações sobre as escolas em que vão atuar e, ao chegar nos EUA, vão ganhar treinamento para conhecer a realidade do sistema de ensino americano.

Programa é disputado por centenas de professores

O Governo do Paraná não oficializou quantos professores participaram do processo de seleção para o programa em 2022. Mas, em anos anteriores, cerca de 200 tentaram as poucas vagas. Além da ponta-grossense Allyne Urbanski, o programa selecionou neste ano as professoras Ketlyn Correa Chaves, Priscila Carvalho da Cruz e Rafaela Fernandes.

Os aprovados terão contrato de trabalho em tempo integral de 40 horas semanais, sendo 30 horas em sala de aula e 10 para preparação dos conteúdos. A remuneração varia entre US$ 33 mil e US$ 44 mil anuais, dependendo da titulação.

Segundo o Governo do Paraná, ainda estão inclusos benefícios como plano de saúde e plano odontológico; moradia provisória na casa de uma família da escola por até duas semanas; e moradia permanente a critério e custo dos professores a partir da terceira semana; oportunidade de visto de trabalho para cônjuge e matrícula em escola pública para filhos de 5 a 21 anos.

LEIA NO DCMAIS: 5 mil candidatos farão concurso para a Educação no próximo domingo

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile