em

Prefeito de Arapoti assina edital para terceirização do Hospital 18 de Dezembro

Foto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira (31) o prefeito de Arapoti, Irani Barros, assinou o edital que visa a terceirização do Hospital 18 de Dezembro através da escolha de uma empresa para gerir o local. 

“Com certeza estaremos abrindo o nosso hospital como ele merece ser, um hospital que vai atender os nossos munícipes e toda a nossa região”, destacou Irani, em vídeo publicado nas redes sociais da Prefeitura (confira abaixo).

O ato que simboliza a nova etapa dos serviços de saúde em Arapoti foi acompanhado pela representante da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Olga de Castro, pelo Diretor da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier, pelo Vice-Prefeito, Potinho (MDB), e pela Secretária de Saúde, Andrea Silva. O Legislativo Municipal também estava representado pelo Presidente da Câmara, Edilson Corsini (UNIÃO), e pelo vereador Maicon Pot (SD).

Terceirização ho hospital de Arapoti

A concessão do Hospital 18 de Dezembro para a iniciativa privada foi anunciada pelo prefeito Irani Barros em entrevista concedida ao DC há duas semanas, quando ele estimou que o local deve abrir as portas no segundo semestre.

O hospital chegou a ficar uma década sem licença sanitária e a sua atual estrutura só recebe pronto atendimentos (PA’s). Quando há necessidade de internamento, o paciente é encaminhado a casas hospitalares de outras cidades da região. Levantamento realizado junto ao hospital mostra que no ano de 2020 foram transferidos mais de 1,2 mil pacientes para outras unidades.

Segundo o Executivo, com a terceirização é possível reduzir em até 70% a quantidade de arapotienses transferidos, já que o projeto prevê, além do Pronto Atendimento, a inclusão de dez especialidades de baixa complexidade, o retorno de internamentos e maternidade.

“Nascem cerca de 30 arapotienses por mês. Serão 30 mães que vão passar a dar a luz em nosso hospital. Atualmente nenhuma mãe dá a luz na cidade. Todo o atendimento de baixa complexidade também é levado para fora. Se a pessoa quebra um dedo, não temos autonomia para o procedimento aqui. Com a reabertura, outras cidades da região poderiam ser atendidas em Arapoti”, destacou o prefeito, durante a entrevista.

Foto: Folha Paranaense

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.