Menu
em

Porto Amazonas e São Mateus do Sul vão receber recursos para vítimas de chuvas

Foto: Jonathan Campos/AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou, nesta quinta-feira (19), o montante de R$ 1,6 milhão para reforçar o atendimento para vítimas de chuvas no Paraná. O recurso será repassado a 13 municípios com decreto de situação de emergência, sendo dois deles Porto Amazonas e São Mateus do Sul.

Vítimas de chuvas

De acordo com o levantamento, são 2.674 pessoas desabrigadas (acolhidas em espaços públicos) e desalojadas (que estão em casa de parentes ou conhecidos). Há outros 10 municípios em situação de emergência no Paraná, mas sem famílias nestas condições.

Determinada pelo governador, a medida amplia o suporte do Estado aos municípios que sofrem com mais intensidade os efeitos das chuvas, vendavais e alagamentos que atingem o Paraná nos últimos dias.

Repasse milionário

O dinheiro deve ser aplicado pelos municípios em compra de cestas básicas, manutenção de abrigos provisórios nos municípios, contratação de rede hoteleira para acolher desabrigados em situação de vulnerabilidade, pagamento de horas extras para servidores que atuam no atendimento às famílias e auxílio-funeral (em caso de morte provocada pela chuva) ou natalidade.

Além de Porto Amazonas e São Mateus do Sul, outros 11 municípios, como Mallet, Mangueirinha, Paula Freitas, Paulo Frontin, Peabiru, Pinhão, Pitanga, Rebouças, Rio Azul, Rio Negro e União da Vitória vão receber parte do recurso.

Acolhimento às famílias afetadas

Segundo o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, os recursos recém-liberados permitirão ampliar o escopo de apoio do Estado aos municípios, para que eles possam garantir proteção e acolhimentos às famílias.

“Os recursos podem ser aplicados em ações de suporte aos abrigos instalados pelos municípios, contratação de novos serviços, compra de material de limpeza para higienização das residências, quando for possível o retorno para casa. O dinheiro também pode ser utilizado pagamento de aluguéis sociais nos municípios que já tenham essa questão regulamentada ou que queiram implantar como mais uma alternativa de apoio às famílias neste momento”, explicou. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile