em

Policiais salvam bebê de sete meses engasgado no Centro de Castro

Foto: ArquivoDC

Policiais Militares já em fim de expediente acabaram salvando uma criança com sinais de afogamento na cidade de Castro. A ação aconteceu no início da noite de segunda-feira (6), na Rua Coronel Olegário de Macedo, no Centro da cidade histórica, por volta das 19h20. Os agentes foram abordados por uma mulher aflita, pois seu filho de sete meses estava desfalecido.

Leia também: Motoristas ignoram novo sentido em ruas de Ponta Grossa

Segundo a PM, a criança estava desacordada, com lábios, língua e pálpebras roxas, sinais de afogamento. Um dos agentes logo iniciou a manobra de Heimlich, para desengasgar o bebê. Enquanto isso, os outros policiais realizavam orientação de trânsito e amparo aos familiares.

Foi então que colocaram a criança na viatura e seguiram em emergência para a UPA do município, continuando com as manobras de desengasgo. O bebê começou a dar sinais de reanimação, respirando de maneira fraca e depois retomando uma respiração mais intensa. Ao chegar na unidade, a criança já respirava.

Ela foi entregue à equipe médica da UPA para a continuação do atendimento. Segundo a PM, há suspeitas de que o pequeno já estava doente e acabou se engasgando com a própria saliva.  

Manobra de Heimlich

É uma das formas mais eficazes de se desengasgar crianças e bebês. As orientações a seguir foram publicadas na página do Governo do Estado.

Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.