Menu
em

Paróquias dos Campos Gerais se preparam para Corpus Christi

Já na Paróquia São Pedro, os voluntários realizam o tingimento da serragem para montar os tapetes durante a procissão (foto: José Aldinan)

De acordo com as empresas que se encarregam de fazer a previsão do tempo, em Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Castro e Irati o clima começa a mudar a partir desta terça-feira (28), quando passa a estar nublado.

A se confirmar essa expectativa, a procissão de Corpus Christi acontece normalmente nas cidades-polo da Diocese, na tarde de quinta-feira. Em Ponta Grossa, a partir das 14h30, em Telêmaco Borba, Castro e Irati, das 15 horas.

Montagem dos tapetes

Ainda que as paróquias iniciem muito antes a preparação dos materiais e moldes, essa semana se intensificam as ações para que tudo esteja pronto na quinta-feira pela manhã, quando as comunidades se mobilizam para a montagem dos tapetes.

No Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida/Paróquia São Sebastião, por exemplo, as colagens estão sendo feitas desde março, mas a seleção de imagem e vetorização, desde julho do ano passado. Vetorização é, a grosso modo, transformar digitalmente uma imagem em vetor, em desenho colorido, mas a modificando conforme a necessidade.

Já na Paróquia São Pedro Apóstolo, os voluntários realizam o tingimento da serragem para montar os tapetes durante a procissão.

Confira as fotos dos voluntários na Paróquia São Pedro Apóstolo:

Castro

Em Castro, as quatro paróquias participam juntas da procissão. Ela terá início às 15 horas, na igreja Nossa Senhora do Rosário, dos padres de Sion, na Vila Rio Branco, com celebração eucarística, que deverá ser acompanhada por sacerdotes, diáconos, ministros, pastorais e comunidade das paróquias.

A procissão sai da Praça do Rosário pela rua Rui Barbosa, passando em frente ao supermercado Tozetto, estação ferroviária até a rotatória do Colégio Amanda. Segue pela Rua Tiradentes, em frente a antiga delegacia de Polícia, até chegar na praça Sant’Ana, onde, na Matriz, será dada a bênção para todos os presentes, extensiva a toda a cidade de Castro.

Irati

Em Irati, a procissão reúne as quatro paróquias do município. A procissão se inicia depois da Santa Missa, às 15 horas, na Matriz da Paróquia São Miguel seguindo em direção à Paróquia Nossa Senhora da Luz. É um único tapete do qual todas as comunidades paroquiais participam da decoração. Na São Miguel, a decoração se utilizará de serragem, pó de café, erva para chimarrão, caixas de ovo, tinta guache, tampinhas de garrafa e moldes de desenhos.

Leia mais: Procissão de Corpus Christi em PG terá mudanças neste ano; confira

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile