Menu
em

Museu Parque Histórico de Carambeí oferece experiência imersiva na cultura holandesa

Foto: Divulgação/Museu Parque Histórico de Carambeí

O jornal Diário dos Campos e portal DCmais iniciou nesta semana o projeto ‘Conheça os Campos Gerais’, onde iremos mostrar atrativos turísticos da região, para que os turistas possam saber mais sobre onde podem visitar e conferir as belas paisagens do Paraná. Os leitores irão conhecer pontos turísticos da cidade de Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Tibagi, Palmeira e Piraí do Sul. 

Para fomentar ainda mais o setor de turismo, o Governo do Estado tem apostado em qualificação profissional, exposição do Paraná em feiras internacionais, atração de novos voos, cruzeiros marítimos, investimentos diretos em infraestrutura e apoio aos municípios, formatação de novos roteiros e uma grande marca de um Estado que preserva o meio ambiente e o futuro.

Museu Parque Histórico de Carambeí oferece experiência imersiva na cultura holandesa

Considerado um dos maiores museus a céu aberto do Brasil, com seus mais de 100 mil m², o Museu Parque Histórico de Carambeí é um projeto de caráter sociocultural que preserva a memória dos imigrantes que se estabeleceram na cidade de Carambeí.

O local é um complexo museal com alas integradas que remetem às estruturas de ecomuseus dos países escandinavos, com espaços que reproduzem a dinâmica do estilo de vida do colono no início do século XX. É um Parque ecológico, inspirado no estilo do holandês Zaanse Schans, amplos jardins, Casa de Memória, anfiteatro e um Koffiehuis – confeitaria e restaurante, que oferece um cardápio com culinária típica e tradicional.

No ano de 2023, 158.034 mil pessoas visitaram o Museu, sendo desse total 35.627 mil visitas gratuitas. De acordo divulgações do Museu, entre os anos de 2014 e 2023 o local já recebeu 1.102.424 visitantes. 

Foto: Divulgação/Museu Parque Histórico de Carambeí

Sobre o Acervo

A formação do acervo do Museu Parque Histórico de Carambeí é composta por doações da comunidade de imigrantes e conta com diversos itens, desde utensílios domésticos, móveis, fragmentos, representações imagéticas, livros, ferramentas, bens automobilísticos e de tração agrícola.

O acervo representa o núcleo vital do museu, e em torno do qual giram todas as suas outras atividades, a atividade de pesquisa é realizada, de modo multidisciplinar,  o que acaba por contribuir para uma produção abrangente que gera reflexão a partir dos acervos museológicos da instituição. O Centro de Documentação é aberto a pesquisadores e a comunidade em geral, desde que agendado com antecedência”, diz uma publicação institucional do Museu.

Acessibilidade no museu

A instituição possui políticas inclusivas de acessibilidade, rampas de acesso, corrimãos, duas cadeiras de roda à disposição para visitantes, além de carrinho elétrico para pessoas com dificuldade locomotora. A direção do Museu ainda informou que também está em processo de implementação de informações em braile. O café e restaurante possuem mesas adaptadas para cadeira de rodas.  O Museu busca dar treinamento para a equipe com atendimento aos mais diversos grupos de portadores de necessidades especiais.

Foto: Divulgação/Museu Parque Histórico de Carambeí

Cultura no paladar

Famosos estabelecimentos holandeses, os ‘Koffiehuis’ acomodam um ambiente aconchegante e amistoso para receber os visitantes. O Koffiehuis Confeitaria e Restaurante do Museu Parque Histórico de Carambeí oferece gastronomia típica holandesa e indonésia.

O espaço proporciona ao visitante conhecer a rica culinária local, que sofre uma grande influência dos pratos tradicionais da Holanda e se unem à gastronomia e aos sabores inusitados da Indonésia, resultando em uma mistura de diferentes sensações, texturas, paladares e sotaques.

Foto: Divulgação/Museu Parque Histórico de Carambeí

Sustentabilidade é mais que um conceito no Museu

No ano de 2011, o Museu Parque Histórico de Carambeí utilizou madeira de reflorestamento na construção da Vila Histórica, reprodução da antiga colônia de Carambeí. O Instituto de Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes reconheceu essa ação que neutraliza a emissão de carbono e concedeu à instituição o Selo Carbono Neutro.

A instituição realiza a captação de recursos hídricos da chuva, cultivo de horta orgânica, horta vertical, produção de compostagem e telhado verde. Há também um espaço chamado Casa da Sustentabilidade, construído com tijolos ecológicos e ambientada com materiais de reuso e descarte.

Como chegar no Museu Parque Histórico de Carambeí

Endereço: Avenida dos Pioneiros, 4050, Carambeí-Paraná

Instruções De Curitiba a Ponta Grossa

  1. Ir pela BR 277 sentido Curitiba – Ponta Grossa;
  2. Seguir pela BR 277 passando pelo Município de Campo Largo;
  3. Pegar a BR 376;
  4. Passar o 1º pedágio;
  5. Passar o 2º pedágio;
  6. Passando o Município de Ponta Grossa, seguir as placas sentido Norte do Paraná;
  7. Pela PR 151, seguir sentido Carambeí/Castro;
  8. Entrando no Município de Carambeí fazendo conversão à direita e passando por debaixo da rodovia.

Ônibus

A Viação Iapó é a companhia de transporte responsável pela linha metropolitano que liga os municípios de Carambeí a Ponta Grossa e Carambeí a Castro. Os horários podem ser consultados no site da empresa.

Foto: Divulgação/Museu Parque Histórico de Carambeí

Ingressos para o Museu Parque Histórico de Carambeí

Inteira: R$30,00

Meia-entrada: R$15,00 (mediante comprovação)

  • Crianças e adolescentes de 7 a 17 anos
  • Estudantes acima de 18 anos
  • ID Jovem (15 a 29 anos)
  • Professores
  • Doador de sangue regular
  • Pessoas acima de 60 anos
  • Pessoas em tratamento oncológico

Isento (mediante comprovação)

  • Crianças até 6 anos
  • Guia de turismo credenciado pela Embratur ou Cadastur
  • Funcionários e Cooperados da Frísia Cooperativa Agroindustrial
  • Funcionários da Prefeitura Municipal (com cadastro válido)
  • Moradores de Carambeí (com cadastro válido)
  • Pessoas com deficiência (PcD) e acompanhante obrigatório

Nas quartas-feiras a entrada é gratuita para os visitantes (exceto em feriados nacionais e para grupos)

Grupos de visitantes deverão agendar com sete dias de antecedência pelo e-mail agendamento@aphc.com.br. O valor de ingresso é diferente do citado acima.

Horários do Museu Parque Histórico de Carambeí

Visitação Alas Museais

ABERTO: Terça a Domingo, das 10h às 17h
FECHADO: Segunda-Feira

Confeitaria e Restaurante
ABERTO: Terça a Domingo, das 10h às 19h
FECHADO: Segunda-Feira

Souvenirs
ABERTO: Terça a Domingo
FECHADO: Segunda-Feira

*valores consultados no site do Museu Parque Histórico de Carambeí no dia 09 de agosto de 2024. Os valores são pagos à parte do ingresso.

Leia mais: Parque Buraco do Padre: atrações, ingressos e curiosidades

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile