Menu
em

Morador flagra dez corpos de leitões descartados em rio

O crime ambiental é passível de multa e até mesmo prisão

Foto: Divulgação

A secretaria municipal de Meio Ambiente de Carambeí realizou, no dia 23, um trabalho de recolhimento de dez leitões que foram jogados no rio Boqueirãozinho, abaixo do Clube Triângulo, na localidade do Areião. A denúncia veio de um morador que encontrou os animais.

A operação para a retirada dos suínos foi realizada com uma pá carregadeira e após seguiu para o descarte correto.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Valdemar Bartmeyer, a Cooperativa Agroindustrial Frísia realizou inspeção a fim de identificar a origem dos animais. Os técnicos constataram que os animais encontrados no local são de idade (lote) menor do que os animais dos produtores cooperados da Frísia na região.

Em nota a cooperativa afirma que não compactua com ações dessa natureza e tem compromisso com a proteção do meio ambiente, exigindo a adesão de práticas sustentáveis e ambientalmente corretas de seus produtores, como o uso de composteiras, no caso da suinocultura. Ainda acrescenta que um processo de investigação mais aprofundado será instaurado internamente.

Bartmeyer alerta para que a população fique atenta com relação a essas ações que contaminam o meio ambiente podendo ocasionar problemas de saúde para outros animais que fazem uso da água e de pessoas que possam usar o local e as proximidades para lazer.

O secretário também, avisa que descartar animais mortos em rios, lagos ou em solo comum é crime ambiental passível de prisão de até quatro anos ou multa, que varia ente R$ 500 e R$ 13 mil.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile