em

Mais de 250 pessoas participaram de debate na Região Centro-Sul

Desapropriações e indenizações são temas em audiência da Nova Ferroeste

Foto: AEN

Municípios dos Campos Gerais e da Região Centro-Sul do Estado participaram da última audiência pública sobre a Nova Ferroeste. As discussões reuniram 264 participantes, sendo 125 presenciais e 139 virtuais. Os questionamentos priorizaram os pontos exatos do trajeto proposto, bem como dúvidas sobre desapropriação e indenização das propriedades localizadas no caminho.

De acordo com o projeto, o traçado apresentado ainda está na fase preliminar e pode sofrer alterações. No site da Nova Ferroeste há link sobre a proposta.

As desapropriações e valores de indenização serão discutidos entre o dono e a empresa/consórcio que for construir e explorar a futura estrada de ferro. Esse processo vai fazer parte de um programa específico e será acompanhado pelo Ibama.

Na fase de Licença de Instalação, a empresa que for executar a obra vai realizar o levantamento detalhado de cada propriedade ao longo do empreendimento e será avaliada a possibilidade de pequenos desvios.

Um dos pontos de maior atenção nesta etapa final das audiências também foi a Serra da Esperança, que está em Área de Proteção Ambiental. Transpor esse local é um grande desafio de engenharia, assim como a Serra do Mar, pela geografia acidentada e biodiversidade. Dos 42 quilômetros de trilhos previstos para este trecho, nove serão constituídos por túneis e viadutos para diminuir o impacto sobre a mata nativa.

Vistoria

Uma equipe formada por seis técnicos do Ibama também dedicou os dias das audiências no Centro-Sul às vistorias dos locais indicados no traçado da Nova Ferroeste. Eles visitaram pequenas propriedades rurais e conversaram com moradores locais. Ao todo, a Nova Ferroeste vai cruzar o limite de 41 cidades do Paraná e oito do Mato Grosso do Sul.

Irati, por exemplo, conhece bem a rotina com os trilhos por conta da passagem da Malha Sul, vinda do Norte do Estado em direção ao Litoral. Com a Nova Ferroeste, a região vai receber uma segunda linha, que vai passar por áreas mais afastadas do município.

Audiências

Desde a primeira audiência, realizada em 16 de maio, 3.040 participantes, remota ou presencialmente, acompanharam os debates acerca da proposta do Governo do Estado. Questionamentos, comentários e sugestões sobre o tema ainda podem ser registrados até o dia 12 de junho no e-mail da Coordenação de Licenciamento Ambiental de Transportes: [email protected]; ou da Diretoria de Licenciamento Ambiental: [email protected].

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.