Menu
em

Livro ‘Contos e Lendas dos Campos Gerais’ pode ser acessado on-line

Foto: AMCG

Os “Contos e Lendas dos Campos Gerais” poderão ser encontrados agora no site da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). O setor cultural da entidade irá disponibilizar os livros de maneira online. “Nosso projeto foi iniciado em 2019. Realizamos um programa com a Rede Massa para divulgar os causos dos municípios e também produzimos um box de livros”, conta a diretora da Associação, Katiane Pires, destacando que a entidade planeja realizar a impressão para disponibilizar às Prefeituras, Escolas e Bibliotecas. A retomada do projeto foi apresentada nesta terça-feira, dia 23, em reunião da AMCG Cultura no município de Ortigueira no Centro Cultural Queimadas. 

Enquanto a impressão dos livros não é realizada, o setor retomou a proposta e está utilizando a internet para divulgação. Os primeiros “Contos e Lendas dos Campos Gerais” foram dos municípios de Palmeira, Imbaú e Telêmaco Borba. “A cada mês vamos disponibilizar dois novos. Queremos fomentar este trabalho, que reuniu milhares de pessoas da região para sua construção”, recorda Katiane. “A AMCG está em busca de patrocínio para a impressão dos livros”, dispara.

Durante o encontro, os gestores debateram ainda ações para os próximos meses, como a Enciclopédia Cultural e o Festival de Inverno dos Campos Gerais. A Enciclopédia reunirá, também de forma online, informações culturais dos 19 municípios associados, com lugares, pessoas, artistas, obras de arte e expressões. “Será um material riquíssimo, além de inédito”, acredita o coordenador da AMCG Cultura, e secretário municipal de Ponta Grossa, Beto Portugal.

Já o Festival de Inverno dos Campos Gerais contará com um Concurso Regional de Música Sertaneja. “Cada um dos municípios participantes fará uma seletiva, e a grande final acontecerá em Ponta Grossa”, conta Portugal, antecipando ainda que o Festival contará com uma série de atrações.

Cultura em Ortigueira

No município de Ortigueira, os gestores foram recepcionados pelo prefeito Ary Mattos, pelo secretário de Esporte e Cultura Marco Antonio Macedo e pelos vereadores Joacir e Cláudio Lima. “Passamos por um período de pandemia, quando todos os olhos estavam voltados à saúde. Agora queremos promover a cultura, o esporte e o lazer para nossos munícipes”, disse o prefeito, comemorando a conquista de um hospital com investimento de mais de R$ 50 milhões em sua gestão. 

Conforme Macedo, a cultura em Ortigueira “começou a aflorar”. “Já contamos com diversas atividades a serem desenvolvidas ao longo do ano”, contou. Diretora de Cultura, Marliane Barboza, destacou as oficinas realizadas com as crianças e jovens, como balé, capoeira, violão, ginástica rítmica e k-pop, por exemplo. Algumas delas contaram com apresentações durante a reunião da AMCG. “Estamos fazendo um intercâmbio cultural durante nossos encontros”, finaliza a diretora da Associação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile