em

Leonardo Bora, grande campeão do Carnaval do Rio, é de Irati

Há quase 30 anos no Grupo Especial, foi a primeira vez que a Acadêmicos do Grande Rio foi a Grande Campeã

Carnavalesco Leonardo Bora

O carnavalesco Leonardo Augusto Bora, que junto com o parceiro Gabriel Haddad levou a Acadêmicos do Grande Rio ao primeiro título na Marquês do Sapucaí, é dos Campos Gerais, mais especificamente de Irati, a 84 km de Ponta Grossa. Há quase 30 anos no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, a escola tinha batido na trave quatro vezes, sendo vice, até que na folia fora de época sagrou-se a Grande Campeã.

Leonardo Bora, que nasceu em Irati no dia 24 de julho de 1986, se formou em Letras Português – Inglês na PUC do Paraná, em Curitiba, também é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná e doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde é professor. Mas seu primeiro contato com o Carnaval foi mesmo em Irati, que na sua época de criança e adolescente tinha uma boa folia de rua.

Na teoria e na prática, Bora é voltado ao Carnaval. Mudou para o Rio, para estudar, em 2012 e no ano seguinte já estava na Mocidade Unida do Santa Marta, escola da quinta divisão. Conquistou vários títulos nas divisões inferiores, mas em dupla com Haddad chegou à primeira classe em 2020, pela Grande Rio, que foi vice-campeã e faturou seis Estandartes de Ouro. O enredo deste ano foi “Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu”.

Entenda o enredo da Acadêmicos do Grande Rio.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.