em

‘Lagarto órfão’ é resgatado após morte de idosos em Castro

Um lagarto de estimação, que vinha vivendo sozinho desde a morte de seus tutores, foi resgatado de uma casa abandonada na cidade de Castro. Segundo informações do projeto Paraná Contra Maus-Tratos, responsável pela ação, os irmãos idosos que cuidavam do animal faleceram em 2021, ambos no mesmo dia, em decorrência da covid-19. Desde então, o lagarto Kiko passou a viver sozinho na residência.

Ele foi adotado pelos tutores, quando ainda era filhote, mas após a perda dos idosos, o lagarto passou a permanecer a maioria do tempo escondido em uma toca, saindo apenas para tomar sol e se alimentar com os alimentos deixados pelos vizinhos. O projeto Paraná Contra Maus-Tratos ficou ciente da existência e das condições do lagarto há cerca de seis meses e, desde então, elaborou um plano de captura, transporte e destinação do animal para um local apropriado.

Leia também Adolescentes são apreendidos com machadinhas perto de escola no PR

Como o lagarto não possui os instintos de defesa e caça necessários para sobreviver na natureza, foi decidido que ele seria encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Ponta Grossa (CETA), onde passará por exames veterinários. Após os procedimentos veterinários, o lagarto será levado para um terrário em São José dos Pinhais, na região Metropolitana de Curitiba, onde poderá conviver com outros animais da mesma espécie. Todo o processo de resgate e cuidado com o lagarto conta com o apoio do Instituto Água e Terra (IAT).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.