em

Klabin doa equipamentos para associações de reciclagem da região

Foto: Ilustrativa

A Klabin, por meio de seu Programa de Resíduos Sólidos, realizou a doação de oito prensas enfardadeiras e uma esteira de triagem para cooperativas e associações de reciclagem dos municípios de Telêmaco Borba, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Rio Branco do Ivaí e Sapopema.

Os equipamentos devem aumentar a produtividade das centrais de reciclagem: enquanto a esteira agiliza o sistema de separação dos tipos de materiais, trazendo redução de custo com mão de obra e aumentando a produtividade, as prensas comprimem o volume dos resíduos sólidos em fardos para facilitar a manipulação, pesagem e o carregamento dos materiais para comercialização.

“A entrega dos novos equipamentos pela Klabin é de extrema importância para a produtividade da nossa cooperativa e ajudou a reforçar as benfeitorias do Programa que, desde a sua implementação na cidade, em 2022, já melhorou em 100% a reciclagem de Sapopema”, afirma Jackson Pereira Cândido, agente de reciclagem do município.

Segundo Naigler Cavalcanti Jangada, secretária municipal de Meio Ambiente de Imbaú, os indicadores na comercialização da Acamari (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imbaú), mostram que foi coletado o dobro do volume de recicláveis, somente entre junho e setembro de 2022, em comparação com o primeiro semestre do mesmo ano. Em 2023, com os novos equipamentos, a região espera triplicar o volume de resíduos sólidos coletados e comercializados.

“Essa doação é uma vitória conjunta, resultado da união de forças para preservar o meio ambiente. Temos muito a agradecer à Klabin pelo Programa de Resíduos Sólidos por todo o auxílio neste processo de melhorias na gestão de resíduos junto com consultoria técnica”, complementa Naigler.

Programa

Criado em 2012, o Programa de Resíduos Sólidos da Klabin foi implementado em parceria com o Consórcio Caminhos de Tibagi. Desde 2014 até o momento, a Companhia investiu cerca de R$ 8 milhões no Programa.

O valor englobou o projeto e licenciamento do no aterro sanitário, a contratação da consultoria técnica do ViraSer, além da compra de caminhões, esteiras e prensas, reformas e construção de novos barracões, capacitação dos catadores cooperados, plano de educação ambiental e  sacolas retornáveis para as coletas seletivas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.