Menu
em

Irati recebe selo para ampliar mercado para pequenas agroindústrias

A entrega fez parte da programação da ExpoIrati e aconteceu no Complexo Social Cidade do Idoso (foto: AEN)

O município de Irati recebeu o certificado de adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf/PR). Com isso, poderá credenciar agroindústrias que respeitem as normas do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) para comercializarem seus produtos em todo território estadual.

A entrega fez parte da programação da ExpoIrati e aconteceu no Complexo Social Cidade do Idoso, no CT Willy Laars, com a presença do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. Ele destacou que boas práticas de produção e atendimento aos requisitos de qualidade são capazes de potencializar a economia regional. “O Susaf representa uma oportunidade de crescer sem limites. As agroindústrias podem ir mais longe e com mais velocidade. Isso fará bem para a economia”, disse.

Qualidade dos produtos

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, destacou a qualidade dos produtos da cidade. Segundo ele, alguns produtores já estão se adequando para conquistar o Susaf, e a expectativa é que outros também sigam o exemplo. “Temos muitas pequenas agroindústrias que contam com o serviço de inspeção municipal, trabalham dentro das normas sanitárias, mas não podem vender fora de Irati”, explica.

O que é o Susaf?

O Susaf foi criado por lei em 2013 e é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é de que ela esteja registrada no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Ele pode ser concedido pela Adapar aos municípios ou consórcios intermunicipais que apresentem serviço de inspeção estruturado, que garanta que o produto é de qualidade.

Leia mais: Governo estadual investirá R$ 201 mil em construção de bueiro, em Irati

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile