Menu
em

Imposto de renda: Receita vai restituir quem caiu na malha fina

Foto: Joédson Alves/EBC

A Receita Federal abre nesta quinta-feira (20) consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda, voltado a contribuintes que caíram na malha fina, mas depois regularizaram as pendências.

A consulta estará disponível a partir das 10h.

Serão contemplados 290.934 contribuintes em todo o país, no valor superior a R$ 344 milhões. Apenas referente à delegacia regional de Ponta Grossa, que abrange pouco mais de 60 cidades, 2.216 contribuintes estão inclusos na lista, que totaliza R$ 1,62 milhão em restituições.

O pagamento será feito no dia 28 de abril na conta bancária indicada na Declaração do Imposto de Renda ou por chave Pix.  

Consulta

Para fazer a consulta, o contribuinte deve acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Se for detectada alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo informações. O mesmo vale para quem caiu na malha fina do imposto de renda.

O aplicativo da Receita para tablets e smartphones permite consulta sobre a liberação das restituições e situação cadastral do CPF.  

Caso o crédito não seja depositado na data, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O resgate deve ser feito pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.  

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile