em

Hospital de Castro é referência em cirurgias do Opera Paraná

De acordo com o coordenador de serviços assistenciais do Hospital de Castro, Robson Xavier, o local tem uma equipe de cirurgiões e enfermeiros preparada para atender as demandas de cirurgia gerais (foto: divulgação)

O Hospital Anna Fiorillo Menarim, localizado em Castro, pretende realizar 800 consultas de cirurgias gerais e vasectomia, no primeiro mês de 2024. A projeção consta no planejamento da instituição de saúde, que tem realizado um trabalho intensivo para atender a demanda represada de cirurgias eletivas no Paraná. O hospital atende pacientes encaminhados pela 3ª Regional de Saúde, além dos municípios de Telêmaco Borba e Irati.

O programa Opera Paraná, criado pelo Governo do Estado, tem objetivo de acelerar a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos e diminuir as filas de espera, com credenciamento de procedimentos em hospitais privados e filantrópicos.

De acordo com o coordenador de serviços assistenciais do Hospital de Castro, Robson Xavier da Silva, o local tem uma equipe de cirurgiões e enfermeiros preparada para atender as demandas de cirurgia gerais. “Reunimos todas as condições de atendimento, com quartos, leitos de UTI, equipe médica de qualidade e com isso já realizamos 700 procedimentos entre outubro e dezembro deste ano”, explica.

Principais cirurgias

Ainda segundo informações de Xavier, o hospital realizará, principalmente, os procedimentos cirúrgicos de hérnias, vesículas, retiradas de cistos, cicatriz de queloide, abcessos diversos, colelitíase, vasectomia e laqueadura, entre outros.

“Com essas cirurgias no hospital de Castro, conseguimos tirar a sobrecarga dos hospitais de Ponta Grossa, organizando melhor o sistema de forma regionalizada e oportunizando que os outros hospitais regionais atendam demandas de alta complexidade”, enfatiza Xavier.

Xavier revela que as cirurgias de laqueadura e vasectomia estão dentro de uma estratégia de política de planejamento familiar.

Fila de espera

A Sesa estima que cerca de 200 mil paranaenses estejam aguardando por uma cirurgia eletiva. A fila exata destes procedimentos está sendo compilada em um programa de gestão que integre os sistemas do Estado, município e consórcios.

A posição da fila de espera pode ser consultada online, por meio do link: https://saudetransparente.sesa.pr.gov.br/. Além destes, há pacientes que estão em atendimento, seja para realização de consultas ou exames, para verificar se há indicação de cirurgia.

Leia mais: Bairros de PG terão quadras de areia, pista de caminhada e reforma em ginásio

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.