em

Hospital de Arapoti deve reabrir portas no segundo semestre

Projeto de terceirização do ‘18 de Dezembro’ engloba dez especialidades e maternidade

Foto: José Aldinan

Pacientes de baixa complexidade e gestantes de Arapoti, cidade dos Campos Gerais a 130 quilômetros de Ponta Grossa, não vão precisar se deslocar para outros municípios. Após uma década sem licença sanitária, o Hospital 18 de Dezembro deve voltar a fazer internamentos e partos. A proposta de terceirização, idealizada pelo prefeito Irani Barros e enviada à Câmara no ano passado, tende a sair do papel durante o segundo semestre de 2022.

“Acredito que em cerca de três meses vamos ter uma empresa habilitada para fazer a reabertura do Hospital de Arapoti”, projeta o Chefe do Executivo, em entrevista ao jornal Diário dos Campos e portal dcmais. Dentro desse período está previsto o lançamento do edital e trâmites burocráticos do serviço público.

Segundo Barros, a terceirização é a única saída para que o cidadão arapotiense tenha atendimento adequado na própria cidade. “Hoje o hospital está com a licença sanitária e trabalhamos pela terceirização do serviço, pois o Município não tem condições de contratar todos os médicos e especialistas para manter o funcionamento”, afirma o prefeito, que procurou o Governo do Estado para projetar a reabertura.

A atual estrutura do ‘18 de Dezembro’ só recebe pronto atendimentos (PA’s). Quando há necessidade de internamento, o paciente é encaminhado a casas hospitalares de outras cidades da região. Levantamento realizado junto ao hospital mostra que no ano de 2020 foram transferidos mais de 1,2 mil pacientes para outras unidades.

Segundo o Executivo, é possível reduzir em até 70% a quantidade de arapotienses transferidos. O projeto de terceirização prevê, além do Pronto Atendimento, a inclusão de dez especialidades de baixa complexidade e a maternidade.

“Nascem cerca de 30 arapotienses por mês. Serão 30 mães que vão passar a dar a luz em nosso hospital. Atualmente nenhuma mãe dá a luz na cidade. Todo o atendimento de baixa complexidade também é levado para fora. Se a pessoa quebra um dedo, não temos autonomia para o procedimento aqui. Com a reabertura, outras cidades da região poderiam ser atendidas em Arapoti”, conclui o prefeito.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.