A Frísia e a plataforma sigmaABC estão preparando os cooperados para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), obrigatória para os produtores a partir de 2 de janeiro de 2025 em todo o Brasil. Essa mudança promete agilizar o processo de emissão de notas fiscais, trazendo benefícios como a rastreabilidade da produção.
Até então, a movimentação de carga, como grãos e batata, era acompanhada por uma nota fiscal manual, em papel. Com a NF-e, as informações serão registradas digitalmente e vinculadas ao produtor e ao motorista do veículo de transporte, tornando o processo mais ágil e seguro.
Orientação para os cooperados
Em outubro, mais de 200 cooperados participaram de encontros nos municípios de Tibagi, Carambeí, Ponta Grossa, Teixeira Soares e Imbituva, onde foram orientados sobre o passo a passo para a emissão da nota fiscal. Novas sessões de treinamento serão realizadas em outras unidades da cooperativa nos próximos meses.
Outro benefício é a praticidade no transporte: é possível cadastrar, por exemplo, o número de telefone do motorista para que ele receba a nota fiscal digitalmente, permitindo que ele transite da propriedade até a unidade de recepção.
Leia mais: Moradores do Costa Rica iniciam arrecadação de brinquedos para o Natal