Menu
em

Frísia investe em energia solar na cobertura de estacionamento

A cooperativa vai unir o útil ao agradável: além de cobrir o seu estacionamento, vai ter um desconto de até 75% na conta de luz do centro administrativo

energia solar frísia

Foto: Divulgação

A cooperativa Frísia decidiu o unir o útil ao agradável e, nas próximas semanas, vai cobrir o estacionamento da sua sede administrativa com placas de energia solar. A expectativa é que o sistema fotovoltaico do modelo carport garanta a redução de até 75% da despesa do local com energia elétrica, além da possibilidade de produção e venda de energia excedente no sistema.

Com este projeto, o centro administrativo está prestes a se tornar gerador de energia limpa, tornando-se autossuficiente em geração x consumo de energia. O projeto está sendo conduzido pelo setor da Engenharia da Frísia, em parceria com a empresa Bono Fotovoltaico. Ao todo, serão instaladas 675 unidades de placas solares, com potência de 550Wp por módulo, permitindo a geração média mensal de 36.650 kWh/mês. O sistema também terá impacto na redução de CO2 em pouco mais de 155 mil kg/ano.

A instalação das placas solares no modelo carport será o primeiro projeto de geração de energia limpa desse porte no município de Carambeí. Além de modelo de sustentabilidade e geração de energia solar – limpa -, o sistema fotovoltaico no centro administrativo da Frísia se pagará a médio prazo: em sete anos, podendo ainda permitir a venda de energia produzia excedente, que supere o consumo no centro administrativo.

“Neste momento, as coberturas serão instaladas em apenas uma parte do estacionamento, deixando margem futura para ampliação. Os trabalhos de instalação das coberturas com placas solares devem ser realizados entre os meses de agosto e novembro, sendo necessário remanejamento do fluxo de veículos na matriz durante este período. Algumas vagas ficarão limitadas durante as obras, sendo recomendado o uso das vagas alternativas, como das áreas próximas a Fábrica de Rações e outras áreas da cooperativa”, destaca a cooperativa em texto publicado no seu site.

Matriz da Frísia, em Carambeí (Foto: Divulgação)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile