em

‘Força-tarefa’ garante que atleta dos Campos Gerais vá ao Pan

Foto: Arquivo / Divulgação

Mitzi Vedan de Ramos vai representar os Campos Gerais e o Brasil no Pan-Americano de Xadrez da Juventude. O campeonato começa no próximo dia 26 em Montevidéu, no Uruguai. A viagem da atleta de 14 anos – prevista para esta quinta-feira (23) – só foi possível graças a uma força-tarefa feita por familiares e amigos. Eles arrecadaram recursos financeiros suficientes para que a enxadrista conseguisse defender o título da competição intercontinental.

Estudante em Ponta Grossa e representante da cidade de Piraí do Sul, Mitzi tinha vaga assegurada no evento por ser a atual campeã. No entanto, a viagem dependia que a família conseguisse recursos para o embarque. Uma campanha de arrecadação foi organizada meses antes do Pan para juntar R$ 7 mil.

Com uma força-tarefa e o auxílio de ‘pessoas físicas e jurídicas’, a atleta está de malas prontas para o país vizinho. “As doações de pessoas físicas em valores menores foram muito importantes. Tivemos muitas pessoas doando. Estamos muito gratos a todos que colaboraram”, agradece a mãe da enxadrista, Mitia Ramos.

Também estão no apoio as empresas e iniciativas: Baldussi Telecom, Nexus, Boatlux, Garagem da Mulher, além do programa Nota Paraná.

O Pan-Americano de Xadrez da Juventude, em Montevidéu, começa no domingo e vai até o dia 2 de julho.

Conquista

Mitzi faturou o Pan do ano passado com emoção. Na última rodada, a americana Aradh Kaur liderava a categoria com meio ponto de vantagem sobre a representante do Clube de Xadrez Piraí.

Mitzi estava na mesa 2 enfrentando a catarinense Clara Dias. Na 3 estava a mexicana Elizabeth Schahrazad, que também estava na briga pelo título internacional. Já a norte-americana aguardava a adversária que teve atraso de 40 minutos. Todo esse cenário tornou o clima mais tenso em uma modalidade que exige concentração e raciocínio.

A ‘batalha’ de Mitzi contra Clara durou quase 4 horas. Ela conseguiu segurar o empate na partida, somou meio ponto e ficou igualada com a norte-americana na classificação geral. No entanto, a paranaense levou vantagem no primeiro critério de desempate: o confronto direto.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.