Menu
em

Festa em Irati é a mais antiga do Brasil

Foto: Reprodução

A mais antiga festa de São Cristóvão do Brasil teve sua programação aberta na última quinta-feira (20), na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Luz, de Irati, com o primeiro dia da novena em louvor ao santo. O celebrante foi o padre Hélio Guimarães, reitor do Seminário Mãe de Deus, também em Irati.

As missas e novenas acontecem, diariamente, às 19 horas e, no sábado e domingo, às 18 horas. A festa, idealizada pelos freis capuchinhos, está em sua 75ª edição e consta do Rank Brasil como o festejo mais antigo do País, envolvendo motoristas.

Nesta segunda-feira (25), a missa será presidida pelo padre Jorge Chuchene, da Paróquia São José, de Ponta Grossa; na terça, padre Alexandre Spena, da Menino Jesus, de Reserva; na quarta-feira, padre Daniel Farago, da Paróquia Nossa Senhora de Medianeira; na quinta-feira, padre Evandro Luis Braun, Paróquia Santa Rita; na sexta-feira, padre Martinho Hartmann, e, no sábado, padre Edvino Sicuro, Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro, todas de Ponta Grossa.

Junto com a Festa de São Cristóvão acontece a 22ª Festa do Agricultor e 15ª Corrida de São Cristóvão, cujas inscrições encerraram. São 270 os inscritos, entre crianças e adultos. Já nos últimos dias do mês, de 28 a 30 de julho, será realizada a parte festiva com música, apresentações, venda de churrasco, porções, e comidas típicas. Confirmada a presença de músicos, como o Grupo Gaitaço, Grupo Os Garotos da Querência, e show com Santo Fole. Ainda, o radialista Nego da T, bastante conhecido dos motoristas, também vai animar o evento.

“Grande expectativa para vivenciamos os 75 anos da Festa de São Cristóvão neste mês de julho. Uma bonita festa está sendo preparada para todas as famílias, em especial aos motoristas e agricultores. Convidamos todos para celebramos juntos a missão deste santo que ajudou a transportar muitas pessoas, como também acontece com os profissionais de hoje. Que São Cristóvão continue intercedendo por todos nós”, convida o pároco padre Jorge.

Recorde

A festa de São Cristóvão também integra a programação dos 116 anos de Irati, realizada pela Prefeitura Municipal. A festa foi idealizada pelo frei capuchinho Nereu do Valle e acontece desde julho de 1948, de maneira ininterrupta. É considerada por padre Mário Marian Litewka, da Pastoral Rodoviária do Brasil, e pelos próprios caminhoneiros que viajam pelo país, a maior festa popular e tradicional que envolve os motoristas do estado do Paraná e do Brasil.

De acordo com frei Nereu, em 1948, apareceu em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz uma kombi vinda de São Paulo, com dois alto-falantes, anunciando uma propaganda. Ele cercou o veículo e pediu para que o motorista anunciasse em Irati e nos municípios vizinhos, a festa de São Cristóvão. Deu resultado. Naquele domingo de julho de 1948 muitos veículos apareceram para serem abençoados. Foi a partir deste dia que começou a benção dos veículos.

A procissão tem ponto oficial de partida na Matriz Nossa Senhora da Luz, após a Santa Missa, e segue um itinerário pelas ruas da cidade. A imagem do padroeiro dos motoristas, São Cristóvão, segue em cima do caminhão do Corpo de Bombeiros. Ao lado dela, um religioso segue por todo o percurso dando a bênção a quem espera pela passagem do cortejo. Segundo Vanderlei Kawa, coordenador da procissão, o primeiro motorista a levar a imagem do santo foi Carlos Stroparo, com seu caminhão Ford ano 1948. O cortejo religioso tem o apoio das polícias Militar e Rodoviária Estadual. A bênção aos motoristas e aos veículos é feita pelos padres das paróquias de Irati.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile