Menu
em

Empresa de Ortigueira leva mel para mercado nacional

Empresa pode vender os méis de Capixingui, Eucalipto e Silvestre em todo o território nacional. Foto: Patrícia Biazetto

Na segunda-feira (21), a Mel Kutz, localizada em Ortigueira, nos Campos Gerais, foi oficialmente certificada com o Selo Arte, em cerimônia realizada na Prefeitura Municipal. O empreendimento é o primeiro da região a conquistar essa certificação, que atesta a produção artesanal de alimentos e permite a comercialização em todo o território nacional.

Com o Selo Arte, a empresa poderá expandir mercado e vender seus produtos — méis de Capixingui, Eucalipto e Silvestre — para clientes no Brasil. A industrialização agregará valor no produto ofertado. A conquista foi viabilizada com o apoio do Sebrae/PR, por meio do Sebraetec, programa que subsidia pequenos negócios no acesso a serviços tecnológicos voltados para a melhoria de processos, produtos e inovação.

Henrique Kutz, empreendedor à frente da empresa, recebeu consultorias especializadas que incluíram o desenvolvimento da identidade visual da marca, rotulagem, design de embalagens e precificação dos produtos. Para estruturar a produção, ele investiu cerca de R$ 240 mil em equipamentos, como estufa de cristalização de mel, bomba de desenvase, máquina homogeneizadora, envasador automático e máquina de desinfecção de embalagens, além de adequar o barracão de produção.

Da esquerda para a direita, o gerente da Regional Centro do Sebrae/PR, Michael Douglas Camilo; o empresário Leonides Kutz; o prefeito de Ortigueira, Ary de Oliveira Mattos; e o empreendedor Henrique Kutz. Foto: Patrícia Biazetto

Produção

“Nossa expectativa é iniciar a produção em até 30 dias, com o envase mensal de aproximadamente 3 toneladas de mel. Para atender a demanda, seis funcionários irão trabalhar na produção que, inicialmente, será destinada ao Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Nosso próximo objetivo é obter o Selo Arte também para a própolis e o mel no favo”, afirma Kutz.

O selo

O processo para obtenção do Selo Arte contou ainda com o apoio da Prefeitura de Ortigueira por meio do trabalho do Serviço de Inspeção Municipal. O prefeito Ary de Oliveira Mattos destaca que a administração tem priorizado projetos que promovam o potencial do Município, reconhecido como um dos maiores produtores de mel do Paraná e um dos maiores detentores de rebanho bovino do Estado.

“É essencial que os empresários profissionalizem seus negócios. Nós, como gestores, estamos investindo em infraestrutura para garantir que nossos produtores tenham acesso a boas rodovias e a um ambiente favorável para os negócios”, declara o prefeito.

Marco

O gerente da Regional Centro do Sebrae/PR, Michael Douglas Camilo, enfatiza a importância da certificação da Mel Kutz como um marco, já que apenas 23 produtos no Paraná possuem o Selo Arte.

“Essa conquista foi resultado do esforço coletivo e trará retorno econômico para Ortigueira, que já tem seu mel reconhecido com Indicação Geográfica (IG) desde 2015. O Sebrae/PR trabalha para que pequenos produtores possam explorar novos mercados, aumentar sua competitividade e alavancar seus negócios”, comenta.

Cerimônia

A cerimônia de entrega oficial do Selo Arte contou com a presença da médica veterinária da Prefeitura de Ortigueira, Alice Regina Padilha; do secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Alexandre José Moraes; do secretário Municipal de Governo, Álvaro Licínio de Oliveira Mattos; da Responsável Técnica da Mel Kutz, Maria Nicolly Banach; Henry Rosa, engenheiro agrônomo do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e do empresário Leonides Kutz.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Deixar uma Resposta

Sair da versão mobile