em

Detentos da Cadeia de Castro passam por avaliação na saúde bucal

Foto: Divulgação Polícia Penal do Paraná

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) promoveu, nesta terça-feira (30), uma avaliação de saúde bucal na Cadeia Pública de Castro (CPCAST). A ação contou com apoio da Unidade de Saúde Bom Jesus e atendeu 104 detentos.

A avaliação foi conduzida pelos dentistas Dr. Diogo de Paula Nocera e Drª Maria Inês Packer, com objetivo de identificar o diagnóstico precoce de câncer bucal e de outras condições de saúde, como sífilis e doenças fúngicas.

“A população carcerária, privada de liberdade mas não dos seus direitos humanos, incluindo o direito à saúde, é um grupo especialmente vulnerável a problemas de saúde devido ao confinamento e às condições propícias à proliferação de doenças infecciosas. Nesse contexto, a saúde bucal é um componente crucial para a qualidade de vida dos detentos”, destaca Dr. Diogo de Paula Nocera.
O diretor-adjunto da PPPR, Maurício Ferracini, destacou a importância de ações como essa para a segurança pública e a saúde dos detentos.

“Desde o recebimento de todas as cadeias públicas, a PPPR tem trabalhado na oferta de estudo, trabalho e também de assistência à saúde da população privada de liberdade. Ações como essa contribuem muito para a segurança pública de nosso estado”, explica o diretor-adjunto da PPPR, Maurício Ferracini.

Durante a campanha, foram realizados exames em 104 detentos, com uma biópsia necessária. A equipe de saúde bucal que contou também com a participação de Fernanda Marchel (Assistente de Consultório Dentário) e Letícia Wrobel (Agente Comunitária de Saúde) planeja novas ações com base nos dados coletados.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.