em

Dengue mata idoso após 3 dias de sintomas no PR

Foto: Arquivo DC

A Secretaria Municipal de Saúde de Faxinal, no Vale do Ivaí, confirmou na tarde da última segunda-feira (12) a primeira morte por dengue na região. Segundo o boletim, um idoso de 81 anos foi a vítima fatal da doença; os exames comprobatórios foram realizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em conjunto ao Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen).

O idoso tinha comorbidades e começou a apresentar os primeiros sintomas ainda no dia 19 de maio, no dia seguinte ele procurou a equipe médica e foi internado no Hospital Municipal Juarez Barreto (CIS), na região central de Faxinal. Devido a gravidade de seu quadro clinico, ele foi encaminhado para Hospital da Providência, em Apucarana, onde morreu ainda no dia 22 de maio.

Campanha nacional contra a dengue

Em meio ao aumento de casos de dengue, Zika e chikungunya no Brasil, o Ministério da Saúde lançou a campanha nacional de combate às três arboviroses. Com a mensagem Brasil unido contra a dengue, Zika e chikungunya, a pasta alerta para sinais, sintomas, prevenção e controle das doenças, transmitidas por um mesmo vetor, o mosquito, em particular o Aedes aegypti, popularmente conhecido como pernilongo rajado em razão das listras brancas nas pernas.

A reintrodução do vírus da dengue no Brasil aconteceu em 1986. Já o chikungunya foi registrado pela primeira vez em 2014, enquanto o Zika foi identificado no país em 2015.

Leia Também:

De acordo com a diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do ministério, Alda Cruz, o Brasil registra epidemias sucessivas de dengue com intervalos cada vez mais curtos entre os surtos, enquanto Zika e chikungunya também se mantêm com taxas endêmicas ao longo dos anos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.