Menu
em

Crianças negras são vestidas de escravos em desfile cívico e ação gera revolta

Imagem: Reprodução

Um vídeo registrado em Piraí do Sul, nos Campos Gerais do Paraná, gerou revolta nacional neste final de semana. Durante desfile cívico em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil, crianças negras aparecem vestidas de escravos. A atitude gerou acusações de racismo.

“Alguém me diz se tem outro nome além de racismo para colocar crianças pretas para desfilarem vestidas de escravos?”, questionou uma internauta.

Na mesma parte do desfile, colonizadores e a família real portuguesa são encenados por crianças brancas. A cena ainda mostra as crianças negras com correntes de papel alusivas ao período da escravidão.

Os vídeos que circulam na internet foram extraídos do perfil oficial da Prefeitura de Piraí do Sul, que passou a ser criticada pela ação.

No início da noite de hoje (19), a Prefeitura se manifestou por meio de nota oficial. “O Desfile Cívico visava ao resgate de valores como civismo. […] As escolas possuem autonomia para manifestações. […] O Município entende que em momento algum o ato ficou caracterizado como ofensa aos negros, nem se destinou a qualquer desrespeito à dignidade da pessoa humana. Levando-se em consideração o contexto, tanto do momento do desfile quanto das ações cotidianas da escola, repudia-se qualquer menção ao racismo ou outra forma de preconceito”.

Ministério Público

O Ministério Público do Paraná confirmou que o Município vai ser acionado para prestar esclarecimentos sobre a encenação no Desfile Cívico. No entanto, a apuração vai ocorrer de forma sigilosa por envolver crianças.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile