Menu
em

Conheça a história e os atrativos turísticos da Colônia Witmarsum

foto: Divulgação/Instagram da Colônia Witmarsum/AEN

O jornal Diário dos Campos e o portal DCmais iniciaram no mês de agosto o projeto ‘Conheça os Campos Gerais’, que mostra atrativos turísticos da região e as belas paisagens do Paraná. Os leitores conhecerão pontos turísticos das cidades de Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Tibagi, Palmeira e Piraí do Sul. Nesta publicação, o destaque é a Colônia Witmarsum.

Para fomentar ainda mais o setor de turismo, o Governo do Estado tem apostado em qualificação profissional, exposição do Paraná em feiras internacionais, atração de novos voos, cruzeiros marítimos, investimentos diretos em infraestrutura e apoio aos municípios, formatação de novos roteiros e uma grande marca de um Estado que preserva o meio ambiente e o futuro.

Conheça a história e os atrativos turísticos da Colônia Witmarsum

Na última reportagem do projeto ‘Conheça os Campos Gerais’, vamos conhecer mais sobre os atrativos turísticos da Colônia Witmarsum, localizada na cidade de Palmeira. A colônia atrai milhares de turistas todos os meses e se tornou a ‘queridinha’ entre os curitibanos que passam pelos Campos Gerais.

Surgimento da Colônia Witmarsum

Com a Construção do Caminho de Viamão, no Século XVIII, muitos povoados surgiram na região dos Campos Gerais. Em 1951, chegaram os alemães menonitas que fundaram a Colônia Witmarsum e a Cooperativa Mista Agropecuária Witmarsum Ltda, produtora de leite e derivados, e de frangos com a marca Cancela.

A Colônia Witmarsum foi fundada por cerca de 80 famílias, que compraram a fazenda de Cancela, e dividiram o terreno. A casa, onde atualmente é o museu, serviu como hospital, maternidade e até sede da cooperativa. Para os turistas que se interessam por história e geografia, a Colônia guarda mais curiosidade. 

Ao lado de uma curva, logo atrás dos silos, é possível ver uma estria glacial: uma formação rochosa que registra um período em que a região era coberta por grossas camadas de gelo. Quando se moviam, essas placas deixavam as marcas que são visíveis hoje. A estimativa é que isso tenha acontecido entre 360 e 270 milhões de anos atrás.

Cooperativa Witmarsum e o seus famosos queijos

A Cooperativa Witmarsum é uma organização que atua na produção de grãos, beneficiamento de leite e queijos finos desde 1952. Os queijos da cooperativa podem ser encontrados em diversos estabelecimentos comerciais da Colônia. Mensalmente, a cooperativa produz 23 toneladas de 12 tipos de queijos.

Em julho deste ano, a Cooperativa Witmarsum ganhou como melhor queijaria do Paraná, no Prêmio Queijo Brasil. Além disso, os queijos da cooperativa já somam 33 medalhas conquistadas desde 2022, sendo 15 medalhas de ouro.

Indicação geográfica dos queijos de Witmarsum

Dois queijos produzidos pela Cooperativa Witmarsum receberam o reconhecimento do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e têm o selo de Indicação Geográfica: o Queijo Colonial e o Queijo Colonial com Pimenta Verde. Produzidos desde 2002, eles integram a lista de 12 queijos finos produzidos no local.

Ao todo, 38 cooperados fornecem o leite para a produção dos queijos. Segundo a Cooperativa, mensalmente são produzidos cerca de 450 quilos dos dois tipos de queijos que têm IG.

O que mais tem na Colônia Witmarsum?

1 – Centro de informações: construção germânica em estilo enxaimel, no local vai encontrar além das informações turísticas da colônia, também vários produtos produzidos por produtores locais;

2 – Museu histórico – Heimat Museum: tem documentos, imagens e mobílias dos primeiros imigrantes;

3 – Monumento “Das Rote Tor”, representa a saída dos menonitas da Rússia;

4 – Sítio Geológico – Estrias Glaciais de Witmarsum;

5 – Igreja da Torre – Ainda hoje possui culto ministrado em Alemão aos domingos pela manhã;

6 – Bauernstube: Uma loja de produtos feitos e pintados a mão que ainda utilizam uma técnica de pintura camponesa, única na região;

7 – Mini Fazenda Witmarzoo – É uma mini fazendinha cheia de animais onde as crianças também podem brincar na tirolesa e passear de pônei.

8 – Cachoeira do Jacaré – entrada gratuita e de fácil acesso;

9 – Restaurante Lacker – Um restaurante delicioso com uma área verde enorme e parquinho para as crianças. Tem opções à la carte com pratos alemães, doces e bolos;

10 – Cervejaria Usinamalte: tem um ambiente com um gramado enorme, parquinho e animais para as crianças interagirem. Nos finais de semana, tem música ao vivo;

11 – Ponyland – Lugar para as crianças brincarem com coelhos, além de fazer cavalgada, passeio de pônei ou trator, pescaria e pedalinho;

12 –  Lavandário Vale dos Sonhos – Um lugar que rende fotos lindas em família. Tem plantação de lavandas e lojinha de sabonetes e colônias;

13 – Loja Toll – A loja é super charmosa, com brinquedos pedagógicos e objetos de decoração todos feitos em madeira.

Endereço da Colônia Witmarsum

Av. Pres. Ernesto Geisel – Colônia Witmarsum, Palmeira – PR, 84130-000

Leia mais: A história de devoção e fé do Santuário de Nossa Senhora das Brotas

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile