em

Confira fotos da inauguração do Projeto Puma II da Klabin

(foto: divulgação)

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, participou de evento de inauguração do Projeto Puma II, em Ortigueira, na manhã de quinta-feira (21). O complexo fabril da Klabin no Paraná, que conta com outras plantas na região, é o maior polo de produção de celulose do Brasil e um dos maiores do mundo.

Ratinho se encontrou com a diretoria da Klabin, que anunciou oficialmente o investimento de R$ 12,9 bilhões para a instalação de duas novas máquinas de papel, a MP27 e a MP28. Juntas, elas têm capacidade produtiva total de 910 mil toneladas de papéis por ano.

Conforme apurado pela reportagem do Diário dos Campos e portal DCmais, que participou da solenidade, o investimento – o maior da história da empresa – significará a produção de 4,7 milhões de toneladas de papel e celulose por ano, e um incremento de 23,6% na produção, que antes era de 3,8 milhões de toneladas.

O governo participou do evento e conheceu, de perto, o funcionamento dos maquinários, ao lado do vice-governador Darci Piana e outras autoridades políticas e empresariais.

“O Paraná é um dos estados mais sustentáveis do Brasil. Temos R$ 220 bilhões de novos investimentos nos últimos quatro anos. Isso é uma conquista não só do meu governo, mas de quem faz o Paraná, as pessoas e as empresas. A Klabin tem uma participação direta nesse crescimento e sucesso do Paraná”, disse o governador, Ratinho Jr, durante o evento.

Projeto Puma II

Anunciado em 2019, o Projeto Puma II integra o maior ciclo de crescimento da empresa em seus 124 anos. A primeira fase, concluída em agosto de 2021, considerou a construção e a partida da Máquina Papel 27 (MP27), que fabrica o Eukaliner, primeiro papel kraftliner do mundo feito 100% com fibra de eucalipto.

Dois anos depois, em junho deste ano, houve o startup da Máquina de Papel 28 (MP28), segunda do Projeto e que tem foco na produção de papel-cartão, consolidando a posição da Klabin como uma das principais empresas globais no segmento.

O equipamento também simboliza a estreia da Klabin no mercado de papel-cartão branco, reforçando a expansão de seu portfólio de produtos. Juntas, as duas máquinas elevam a capacidade de produção da Klabin para 4,7 milhões de toneladas de papel e celulose.

Confira as fotos do evento de inauguração das máquinas e da estrutura da Klabin:

Leia mais: Aporte bilionário amplia produção da Klabin em 23,6%

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.