em

Colheita do trigo passa dos 55% nas unidades da Capal

As áreas colhidas de trigo já passaram dos 50% nos 55 mil hectares de área plantada nas unidades da Capal do Paraná e São Paulo. A safra do trigo deste ano está mais avançada em comparação ao mesmo período do ano passado, onde a colheita girava em torno de 30% no início de outubro de 2022. Isso se deve, principalmente, às condições climáticas mais favoráveis na melhor janela do plantio.

“No ano passado, por conta do veranico que ocorreu, tivemos que esperar o plantio. E o ‘boom’ da colheita ocorreu no mês de outubro e não em setembro como foi o caso desse ano em que o plantio saiu dentro da janela que esperávamos e, por isso, estamos com um avanço maior da colheita em relação à última safra”, explicou o Coordenador Regional de Assistência Técnica Agrícola (DAT) da Capal, engenheiro agrônomo Roberto Martins.

Mesmo com as chuvas registradas nos últimos dias, Martins comenta que a expectativa é de que 90% dos grãos estejam colhidos até a primeira semana de novembro.

Preocupações

O Diretor Comercial da Capal, Eliel Magalhães Leandro, comenta que na safra deste ano o trigo ficou um pouco comprometido em preços. Segundo ele, a cada ano é uma safra totalmente diferente e, dificilmente, uma safra se diz igual à anterior.

“O Brasil esse ano vem com uma expectativa de produção boa e virá com cerca de 80% do consumo. O impacto disso vem direto nos preços. Até o momento, o volume de trigo que chegou é boa qualidade e isso ajuda o produtor. Esperamos que a situação desse ano não tenha sido determinante para desestimular o produtor a plantar trigo. Quem sabe tenhamos uma cultura mais normal de trigo para a próxima safra”, finalizou Eliel.

Leia mais: Capal irá ampliar capacidade de armazenagem de sementes em Arapoti

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.