em

Centro Cultural Castrolanda revela a história da imigração holandesa em Castro

Fotos: Divulgação/Centro Cultural Castrolanda

O jornal Diário dos Campos e portal DCmais iniciaram na semana passada o projeto ‘Conheça os Campos Gerais’, que mostra atrativos turísticos da região e as belas paisagens do Paraná. Os leitores conhecerão pontos turísticos das cidades de Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Tibagi, Palmeira e Piraí do Sul. 

Para fomentar ainda mais o setor de turismo, o Governo do Estado tem apostado em qualificação profissional, exposição do Paraná em feiras internacionais, atração de novos voos, cruzeiros marítimos, investimentos diretos em infraestrutura e apoio aos municípios, formatação de novos roteiros e uma grande marca de um Estado que preserva o meio ambiente e o futuro.

Centro Cultural Castrolanda revela a história da imigração holandesa em Castro

A quinta reportagem mostra as riquezas culturais do Centro Cultural Castrolanda, que fica na cidade de Castro, e reúne dois prédios: Memorial da Imigração Holandesa inaugurado em 2001, durante as comemorações do cinquentenário da Colônia Castrolanda, e o Museu Histórico de Castrolanda inaugurado em 2016. Os dois prédios formam um complexo  que reúne espaços de cultura e memória da comunidade.

O Centro Cultural faz parte da história da Cooperativa Castrolanda, uma das maiores produtoras de laticínios do país. A história da Castrolanda inicia sob o nome de “Cöoperatieve Vereniging Groepsemigratie Brazilië G.A.” (resumidamente: Grupo de Emigração ao Brasil), que foi fundada em 1951, ainda na Holanda. 

Em setembro de 1951, formou-se então a “Sociedade Cooperativa Castrolanda”, que junto com a cooperativa Batavo (Carambeí), dava forma à “Cooperativa Central de Laticínios”. Atualmente sob o nome de Castrolanda Cooperativa Agroindustrial, a cooperativa atua no ramo da agroindustrialização.

Fotos: Divulgação/Centro Cultural Castrolanda

Memorial da Imigração Holandesa

O Memorial da Imigração Holandesa reúne  a biblioteca da comunidade, loja de artesanato típico, salão de eventos e restaurante/cafeteria. O local ainda tem o moinho “De Immigrant” – O Imigrante, que possui 37 metros de altura – do chão à ponta da pá – sendo considerado um dos maiores existentes no mundo.  

Construído sob a supervisão do engenheiro holandês Jan Heijdra – especialista em moinhos de vento – ele é uma réplica funcional, em tamanho original do moinho de farinha “Woldzigt”, construído em 1852, localizado na província de Drenthe, no norte da Holanda, região de origem da maioria das famílias imigrantes de Castrolanda.

Museu Histórico de Castrolanda

Já o Museu Histórico de Castrolanda representa um “boerderij” (casa de fazenda,  característico da região nordeste da Holanda. A construção possui dois elementos da vida campesina: a residência e o ambiente de trabalho do camponês. Esta residência tem a parte da frente organizada com os elementos do cotidiano da família e, na parte posterior da construção, estão os espaços originalmente usados como estábulo de animais, depósitos de provisões, maquinários e ferramentas.

O espaço também conta com ambientações técnicas necessárias ao trabalho da instituição com acervos bidimensionais (documentos e fotografias) e tridimensionais (objetos em geral), tais como: duas reservas técnicas, duas salas de higienização, duas quarentenas, uma sala de pesquisa, gestão de acervos, recepção, e três espaços expositivos para exposições de longa duração e uma temporária. 

Atrações do Centro Cultural Castrolanda

Museu histórico – O prédio no estilo “Boerderij” representa as casas de fazenda típicas da região norte da Holanda, unindo residência e estábulo/barracão. Os móveis e objetos em exposição foram doados ou emprestados pelas famílias dos pioneiros e revelam a história destes que deixaram sua terra natal em busca de uma nova vida;

Salão para eventos – O salão possui uma área de 450 metros quadrados e está estruturado para eventos, com capacidade para até 350 pessoas;

Moinho – Além das instalações para moagem, movidas pelo vento, os visitantes também encontram no moinho uma exposição histórica permanente, um salão de eventos, café-restaurante, loja de artesanato e biblioteca;

Restaurante – A decoração do restaurante “Estação Café de Molen” segue a linha dos pubs holandeses, com recortes de jornais e revistas aplicados nas paredes, coleção de latas de cerveja de diversos lugares e marcas;

Loja de artesanato – A Artelanda é uma loja de souvenires e artesanato, formada por um grupo de artesãos locais;

Grupo folclórico – Em 2006, formou-se o Grupo Folclórico Infantil, cujos participantes são alunos das aulas de folclore da Escola Evangélica da Comunidade da Castrolanda;

Cidade do leite – A Cidade do Leite foi criada para atender as necessidades do “Agroleite”, o mais completo evento da cadeia leiteira. Anexa ao Parque de Exposições Dario Macedo, a Cidade do Leite é composta pela Vila Holandesa, com 21 casas (sobrados) de 200m², Praça Central e o Pavilhão Agroleite.

Endereço do Centro Cultural Castrolanda

Rua do Moinho, 244 – Colônia Castrolanda , Castro, Paraná

Horários e ingressos do Centro Cultural Castrolanda

Público em geral:
Aberto de sexta-feira a domingo e feriados das 13h até 18h, com venda de ingressos até 17h15.

Ingressos:

R$ 20,00 (inteira)
R$ 10,00 (meia entrada) – Maiores de 60 anos, professores e estudantes com carteirinha, doadores regulares de sangue e crianças acima de 7 anos.
Isentos – Portadores de Necessidades Especiais e 01 acompanhante; crianças até 6 anos.

Para grupos (mínimo 10 pessoas):
Agendar pelo site do Centro Cultural Castrolanda. Aberto de terça-feira a domingo das 8h às 17h30. 

Loja de Artesanato:
Atendimento a grupos agendados com no mínimo de 10 anos. Horário de sexta-feira a domingo e feriados das 14h às 18h.

Restaurante Estação Café de Molen

Aberto diariamente das 11h30min às 13h.

Terça a Domingo e feriados: das 12h às 17h30min.

Servindo almoço até às 13h. 

Aberto para café de sexta a domingo e feriados, das 15h às 17h30.
*valores consultados no site do Centro Cultural Castrolanda no dia 16 de agosto de 2024.

Leia mais: Lavandário em Carambeí é cenário para piqueniques, passeios em família e ensaios fotográficos

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.