em

Celebração em Jaguariaíva começa com ‘Pira da Pátria’

A programação especial da Semana da Pátria em Jaguariaíva continua até 7 de setembro, com várias atividades

Foto: Divulgação

Foi dada a largada na última quinta-feira (1º), com a Corrida do Revezamento do Fogo Simbólico, às comemorações da Semana da Pátria 2022 em Jaguariaíva. A programação, realizada pela administração municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), com apoio das demais secretarias, Samae e instituições, começou às 7h, na Capela São José Operário, no Jardim Samambaia, de onde a chama foi acesa e levada até a “Pira da Pátria“, num percurso de 15 quilômetros pela cidade.

Diversas instituições participaram do transporte do Fogo Simbólico da Pátria / Foto: Divulgação

Pira da Pátria

Escolas, empresas, entidades, instituições, cavaleiros, autoridades e membros da comunidade participaram do revezamento. O primeiro a conduzir a chama, recebida das mãos da prefeita Alcione Lemos, foi o cavaleiro Pedro Martins, representando a cultura tropeira. Depois o fogo foi levado pela Cidade Alta e ruas centrais, até chegar ao Jardim Primavera. Às 10 horas, na Praça Getúlio Vargas, na presença de autoridades, estudantes e membros da comunidade, o Fogo Simbólico da Pátria, conduzido pelo soldado Ruy Prestes, do Corpo de Bombeiros, foi recebido pela prefeita Alcione Lemos. Ao acender a Pira da Pátria ela abriu as celebrações. A partir daí a chama passou a ser guardada por dupla de servidores municipais, de forma revezada, até 7 de setembro.

Atos cívicos

Ainda na abertura, a prefeita convidou a população a participar dos atos cívicos, que fazem parte do projeto iniciado em 2009, visando a valorização do Brasil, sua soberania e símbolos pátrios, sobretudo entre as crianças. O evento foi abrilhantado pela apresentação da Banda Lyra dos Campos, de Ponta Grossa. Programação – A programação especial da Semana da Pátria em Jaguariaíva continua até 7 de setembro, com hasteamento e arriamento dos pavilhões, cântico de hinos pátrios, às 8h e às 17 horas, respectivamente, sempre em frente à Estação Cidadã Agente Durvalino de Azevedo, com a participação de escolas, funcionários, instituições e população em geral. Durante as concentrações ocorrerão apresentações temáticas das escolas, como danças e poesias.

A programação terá seu ponto alto no dia 7, quando ocorre o Grande Desfile Cívico Temático, a partir das 9 horas, na Avenida Antônio Cunha. Serão mais de 8.400 mil participantes e 170 veículos, somando com a população, numa expectativa de quase 10 mil pessoas na avenida.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.