Menu
em

Castro retoma obrigatoriedade de máscaras nas unidades de saúde e UPA

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Castro decretou nesta quinta-feira (26) a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial para permanência ou ingresso em ambientes públicos municipais de atendimento à saúde, como unidades de saúde e UPA, por exemplo.

A medida é válida tanto para servidores, quanto para usuários. 

A retomada do uso obrigatório de máscaras em Castro é justificada pela prefeitura devido  ao aumento do número de casos de doenças respiratórias típicas de inverno.

A secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke, alerta que, embora seja esperado, o crescimento do número de casos ressalta a importância do mantimento dos cuidados básicos, e destaca que o uso do equipamento de proteção é importante para prevenir infecções como a gripe e a covid-19. 

“O uso da máscara serve como bloqueio para que o vírus não seja transmitido para outra pessoa. A população também deve tomar as vacinas para aumentar a proteção”, disse.

Dengue

Outra doença que vem alertando as autoridades de Castro é a dengue. Tanto é, que alunos da rede municipal de ensino de Castro estão atuando como agentes mirins no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura e visa a conscientização e disseminação do conhecimento por meio das crianças que são orientadas pelos Agentes de Controle de Endemias (ACEs) e aprendem na prática como é realizado o combate ao mosquito no município.

Na semana passada, 45 alunos do 4º e 5º anos do CAIC, devidamente autorizados pelos responsáveis, participaram da fase piloto. Acompanhados pelos ACEs, eles realizaram visitas em 54 residências nos quarteirões próximos à escola, orientando os moradores, identificando possíveis criadouros do mosquito, eliminando água parada e coletando larvas para posterior análise. Ao final da ação, todos receberam certificados de “Super Agente na Missão de Combate ao Mosquito da Dengue”.

Saiba mais neste link

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile