em

Carambeí recebe a primeira sala sensorial para crianças neurodivergentes

Em Carambeí, Estado inicia parceria com municípios para instalação de salas sensoriais para crianças neurodivergentes Foto: SEI-PR

Carambeí, nos Campos Gerais, ganhou uma sala sensorial iUP6D equipada para educação e terapias de reabilitação de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

A iniciativa inédita é do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em parceria com a Prefeitura. 

O espaço oferece recursos como simuladores de vento e chuva, difusores de essência olfativa, colunas transparentes com bolhas, piscina de bolinhas iluminadas, feixe de fibras ópticas sensoriais, equipamento para emissão de bolhas de sabão, entre outros, bem como softwares de produção de filmes sensoriais e para testes cognitivos.

A proposta é promover a intervenção precoce das crianças visando a estimulação e a reabilitação já a partir dos primeiros anos de vida, a fim de treiná-las em atividades diárias e para programas de estimulação multifuncional, sempre de uma forma lúdica, que tem provado a sua eficácia.

A sala está localizada no Espaço Cidadão (Biblioteca) e será utilizada para atender colégios municipais e estaduais em Carambeí.

Capacitação

Inicialmente, os professores do município serão capacitados para realizarem aulas sensitivas para as crianças com TEA. Cerca de 100 alunos serão atendidos na sala inovadora, como explica a prefeita Elisangela Pedroso. “Faremos essa capacitação para poder atender com qualidade os alunos. A sala fará muita diferença para a nossa cidade, porque traz desenvolvimento e inovação”, afirma.

Leia mais: Carambeí tem telefone exclusivo para acionar ambulância

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.