Menu
em

Carambeí inicia Programa Municipal de Castração Animal

Na primeira etapa os animais são recolhidos pela Prefeitura e encaminhados as clínicas particulares

Reprodução Internet

O município deu um passo importante para o controle populacional de cães de rua. A Prefeitura Municipal iniciou a primeira etapa do projeto que prevê a castração de 60 animais com os procedimentos realizados em clínicas veterinárias particulares da cidade.

A prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, explica que o Programa Municipal de Castração Animal envolve as secretarias municipais de Sáude e Meio Ambiente e os animais são indicados pela Associação de Amparo aos Animais Abandonados de Carambeí (ASC). “Em breve estaremos anunciando o Programa Castra Pet, que será executado através de convênio com o Governo do Paraná, onde os proprietários de animais que estejam inseridos no Cadastro Único poderão se inscrever para castração de cães e gatos”, conta.

Nesta primeira etapa os animais são recolhidos pela Prefeitura e encaminhados as clínicas particulares Focinhos Pet e Sociedade Animal. O veterinário da Focinhos Pet, Rafael Billó, aponta os benefícios da castração. “A qualidade de vida do animal a curto prazo melhora, a fêmea não vai para o cio, que é um momento em que os animais brigam muito entre eles e se machucam. Também para vida futura do animal, já que é comprovado por estudo que diminui bastante a possibilidade de câncer”, explica.

Billó conta, ainda, que durante o procedimento cirúrgico é colocado microchip no cão para que ele possa ser identificado futuramente.

Leia a matéria completa em: Página Um News

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile