em

Capal utiliza etanol como combustível na frota e deixará de emitir 460 ton de CO2

O etanol se apresenta como uma das rotas tecnológicas para a construção da nova era da mobilidade sustentável (foto: divulgação)

A Capal Cooperativa Agroindustrial passou a utilizar, em fevereiro deste ano, o etanol como combustível para o abastecimento da sua frota de veículos leves que totaliza 132 automóveis nas unidades do Paraná e São Paulo.

A medida adotada pela Cooperativa vai de encontro com o conceito da sigla ESG (Environmental, Social and Governance) e poderá reduzir, no período de um ano, a emissão de 460 toneladas de CO2 lançadas na atmosfera.

O número equivale ao plantio de 3.220 árvores anualmente, levando em consideração que 1 tonelada de Gases de Efeito Estufa (GEE) equivale ao plantio de sete árvores segundo o Instituto Brasileiro de Florestas.

Mobilidade sustentável da Capal

O etanol se apresenta como uma das rotas tecnológicas para a construção da nova era da mobilidade sustentável, já que é o biocombustível com a menor pegada de carbono do mundo. Hoje, no Brasil, o etanol é produzido tendo como matéria-prima tanto a cana-de-açúcar quanto o milho.

Na comparação com a gasolina, o biocombustível representa uma redução de até 90% nas emissões de gases que agravam o efeito estufa. De acordo com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bionergia (Unica), de 2003, ano do lançamento dos carros flex, a março de 2022, o uso de etanol evitou que quase 630 milhões de toneladas de CO2 fossem lançadas na atmosfera. Para efeito semelhante na natureza seria cultivar 4,5 bilhões de árvores pelos próximos 20 anos.

Leia mais: Poloneses visitam Campos Gerais para conhecer técnicas de cultivo de grãos

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.