em

Capal promove desenvolvimento genético com projeto de inseminação artificial

Foto: Divulgação Capal

Com foco em contribuir no desenvolvimento da produtividade com rentabilidade de seus associados na bovinocultura de leite, a Capal Cooperativa Agroindustrial, em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral de São Paulo (CATI), Regional Itapeva, tem trabalhado há quase um ano a implantação da prática de inseminação artificial (IA) em rebanhos de pequenos produtores de leite na região de Itararé (SP).

Após um período de treinamento oferecido pela CATI para cooperados, filhos de cooperados e funcionários de propriedades rurais da região, técnicos da cooperativa começaram a colher os primeiros resultados positivos da adoção da IA junto aos produtores assistidos com o nascimento de animais saudáveis e geneticamente superiores.

Um exemplo do sucesso dessa capacitação é a bezerra Amora, uma das primeiras nascidas do projeto. Pertencente ao cooperado Mário de Oliveira e seu filho Matheus Cleto de Oliveira, de Itararé, a bezerra nasceu com 39kg e apresentou excelente disposição genética. Com a assertividade na adoção da técnica, o criador afirma que deve investir ainda mais no sistema.

Matheus já utilizava a inseminação artificial na propriedade, com bons resultados. Mas todo o processo era realizado apenas por seu pai, Mário de Oliveira. Por isso, para impulsionar ainda mais o potencial produtivo da cadeia leiteira, decidiram participar do curso para qualificar mais um inseminador na propriedade. O pecuarista conta que a IA trouxe mais agilidade nas operações, isso porque agora conta com mais uma pessoa para fazer as inseminações que têm proporcionado a eles um plantel de genética superior.

O curso

O primeiro contato para a parceria ocorreu após uma equipe de assistência técnica da Capal participar de um Dia de Campo organizado pelo Sebrae de Itararé, ministrado pela CATI Regional Itapeva. Depois de firmada a parceria, durante o treinamento para implementação da inseminação artificial, a Capal forneceu a infraestrutura para realização da atividade e a CATI Regional Itapeva ficou responsável pela parte técnica, também com apoio da cooperativa. As aulas práticas ocorreram na Fazenda Pilão de Pedra, de propriedade do cooperado Guilherme Guizzi.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.