em

Campos Gerais tem só nove cidades no Mapa do Turismo Brasileiro 2022

Foto: Soul Parques

A região dos Campos Gerais reduziu de treze para nove municípios cadastrados no Mapa do Turismo Brasileiro 2022. Permaneceram Arapoti, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Sengés e Tibagi.

As cidades de Ipiranga, Reserva, São João do Triunfo e Telêmaco Borba já estão se preparando para a nova oportunidade.

Conforme Karen Kobilarz, assessora técnica da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais, isso se deve aos critérios estarem mais rigorosos. Os municípios devem comprovar que têm conselho municipal de turismo ativo, plano de trabalho elaborado para os próximos doze meses e fazer parte da regionalização do turismo, por exemplo.  

Ao todo, 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas foram incluídas no Mapa do Turismo 2022. Os municípios que não foram incluídos nesta primeira etapa ainda podem ajustar procedimentos e se adequar para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro 2022.

A partir deste ano, gestores de turismo podem atualizar informações ou cadastrar municípios a qualquer tempo e não mais a cada dois anos, como era o processo anterior de elaboração do Mapa do Turismo. 

Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.

Na categoria A, o Paraná tem Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina. Na categoria B, são oito cidades: Ponta Grossa, Guaratuba, Guarapuava, Maringá, Pato Branco, Toledo, Cascavel e Campo Mourão.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.