em

Campanha já ampliou em 45% recursos provenientes do IR

Movimento realizado em Ponta Grossa e outros municípios dos Campos Gerais ainda pode arrecadar mais recursos

Foto: José Aldinan

A Campanha de Destinação de recursos do Imposto de Renda já está colhendo frutos em Ponta Grossa e demais municípios dos Campos Gerais. Um levantamento realizado nesta semana pelos organizadores apontou que o número de destinações já ultrapassou em 45% as destinações ocorridas no ano passado. A destinação pode ser feita no ato de preenchimento da DIRPF, cujo prazo segue até o final do mês (31/05).

Para Amanda Costa, que é relações públicas, especialista em políticas públicas, e co-fundadora do ‘Projeto Destina Imposto de Renda’, isso indica que os esforços por manter os recursos na região dos Campos Gerais estão dando resultado.

Resultados da destinação do Imposto de Renda

“Isso significa que o contribuinte está investindo nos municípios e nas entidades sociais que garantem direitos às crianças, adolescentes e idosos”, diz. Segundo ela, em Ponta Grossa o avanço já foi de 61% em relação a 2023. Em outros municípios da região, o crescimento é ainda maior.

“Esses números são um incentivo para que mais pessoas direcionem, no momento de fazer a declaração, recursos para projetos cadastrados junto à Receita Federal”, diz, lembrando que estudos apontam ser possível manter R$ 22 milhões oriundos do IR na própria região dos Campos Gerais.

E se eu não destinar recursos do imposto?

O imposto pode ser destinado a entidades assistenciais locais e/ou regionais, que dependem de recursos públicos e de doações. Quando não destinado, o dinheiro vai para os cofres da União, quando poderia estar gerando emprego e renda em âmbito local.

Um dos locais de Ponta Grossa que pode receber a destinação do Imposto de Renda é o hospital Santa Casa (clique aqui para ser um apoiador), que atende mais de 1 milhão de pessoas que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) em Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

Foto: Divulgação/Santa Casa

Quem mais pode ser beneficiado?

Além da própria população ser beneficiado com o retorno dos recursos para a região em que vive, as entidades que podem receber os valores estão cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.

O dinheiro destinado para as entidades pode ser utilizado para realizar melhorias nos serviços de infraestrutura e atendimento ao público. Em Ponta Grossa, os contribuintes podem destinar o IR para seis locais: Conselho da Criança, Conselho do Idoso, Biblioteca Gralha Azul, Projeto Santa Arte, Projeto Jovens Talentos, além do tratamento de idosos na Santa Casa.

Como fazer a destinação do IR?

Confira o passo a passo para realizar a destinação do Imposto de Renda para uma entidade de Ponta Grossa:

– Após realizar todos os lançamentos, clique em “Doações Diretamente na Declaração”;

– Agora, dentro da aba “Criança e Adolescente” ou Pessoa Idosa, clique em “novo”;

– Chegou a hora de escolher o fundo que será beneficiado. Você pode escolher a entidade de sua preferência para fazer a destinação;

– Depois de escolher clique em OK e repita o processo na aba de qual Fundo/Área você escolheu;

– Ao enviar sua Declaração do Imposto de Renda, você precisará imprimir e pagar um DARF para cada destinação informada;

– O comprovante de pagamento do DARF deve ser encaminhado no e-mail [email protected] informando qual instituição com projeto deseja destinar.

Destinar não custa nada

De acordo com a Receita Federal, os valores que o contribuinte destinou aos Fundos são descontados do total do Imposto Devido. Se a declaração resultar em Imposto a Restituir, o total destinado será somado à restituição. E ainda, se a declaração resultar em Imposto a Pagar, o total destinado será descontado do saldo devedor.

Destinação do imposto

De acordo com o DestinaIR, a região dos Campos Gerais perde todos os anos mais de R$ 50 milhões em Imposto de Renda que não foi destinado.

O imposto pode ser destinado a entidades assistenciais locais e/ou regionais, que hoje dependem de recursos públicos e de doações. Quando não destinado, o dinheiro vai para os cofres da União, quando poderia estar gerando emprego e renda em âmbito local.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.