Menu
em

Café com leite: Expoleite destaca agronegócio nos Campos Gerais; confira fotos

(foto: Melissa Eichelbaun)

A cidade de Arapoti recebe até este sábado (13) a 50ª Edição da Expoleite, promovida pela Cooperativa Capal. O evento recebe nestes dias produtores da pecuária leiteira, suinocultores, de gado, produtores de café, especialistas em agronegócio e visitantes dos Campos Gerais.

Quem passa pelo evento pode desfrutar das atrações da programação, incluindo o desfile do gado e as sessões de julgamento da raça holandesa, praça de alimentação e mais de 60 expositores trazendo as últimas novidades do mercado em maquinários agrícolas.

Nesta sexta-feira (12), a reportagem do jornal Diário dos Campos e portal DCmais acompanhou a programação da exposição. Confira a seguir como foi o segundo dia do evento.

Adilson Fuga, presidente da Capal, destacou a força dos produtores leiteiros da região dos Campos Gerais. “Os nossos produtores e os da região mostram aqui o melhor gado para os visitantes e especialistas. Aqui eles conseguem fazer negócio e podem sair premiados através dos julgamentos. A feira é sobre isso, sobre abrir as portas para os produtores mostrarem o trabalho deles nas propriedades, além de aprenderem nas palestras e contato com empresas de tecnologia”, comenta.

Conversa com café de qualidade

O coordenador do setor de Café da Capal, Newton Openheimer Beraldo, explica como a cooperativa tem se destacado no setor. “Começamos a desenvolver o trabalho do café em 2004 e isso se mantém até hoje com mais intensidade. Temos um mercado cada vez mais crescente, o que nos deixa mais feliz, pois podemos aumentar nossa estrutura e nossa comercialização”, comenta.

Na feira, a Capal serviu o Café Grená, que é o carro chefe do café premium da cooperativa. “O grande volume é negociado no Estado do Paraná, em grãos e moído. Ele in natura é exportado para países europeus. Esse café é uma seleção das melhores sacas dos nossos produtores”, revela.

Produção leiteira como referência

O pesquisador da Embrapa, Paulo Martins, falou sobre a atualização e modernização do setor leiteiro. “O setor produtivo de leite está caminhando para cada vez mais usar a tecnologia na produção. O que hoje não cabe no celular não existe. O produtor tem que ter clareza do bem-estar animal e como fazer isso com o uso da tecnologia, dessa forma, ele consegue mais produtividade”, explica.

Martins ainda destacou a Expoleite como referência de evento do cooperativismo no Paraná. “Hoje ao longo do dia, no mundo, estão sendo consumidos 2 bilhões de litros de leite. É uma área de extrema importância para toda a população. E quando eu vejo na Expoleite os produtores e suas famílias, apostando na produção do leite e se preocupando com a qualidade desta bebida, fico muito feliz por acompanhar o evento e ver a dimensão de todo esse processo”, finaliza. 

Parceria com Sicredi 

Na tarde desta sexta-feira (12), a Capal assinou um termo de cooperação com a Sicredi para apoiar os produtores de café da cooperativa. “Serão R$ 30 milhões para incentivar ainda mais essa cultura do café na Capal. Estamos crescendo muito na negociação do produto e vamos chegar a 1 milhão de sacas negociadas esse ano. Então essa parceria com a Sicredi será fundamental para desenvolvermos a cafeicultura na nossa região”, exalta Adilson Fuga, presidente da Capal. 

Confira as fotos da Expoleite:

Leia mais: Na abertura da 50ª Expoleite, Capal anuncia investimento de R$ 40 milhões

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile