Menu
em

AMCG protocola pedido para que indústrias se instalem em cidades pequenas

Presidente da AMCG e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (foto: Arquivo DC)

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) protocolou junto a Assembleia Itinerante, realizada em Ponta Grossa na semana passada, um pedido de um estudo de viabilidade e planejamento para que indústrias possam se instalar nos municípios com menos de 100 mil habitantes.

De acordo com a presidente da AMCG e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, as demandas visam aumentar o desenvolvimento regional dos Campos Gerais. “A ideia principal é criar incentivos para que as grandes indústrias escolham os municípios pequenos, de até 100 mil habitantes, destacando a necessidade da geração de empregos em todas as cidades.

Elisangela destaca que através desses incentivos, os municípios podem aumentar as arrecadações e estimular o crescimento econômico. “A entrada de novos negócios impulsiona a atividade econômica local, aumenta a arrecadação de impostos e promove a diversificação econômica. Além de que as indústrias também criam oportunidades de emprego significativas para os moradores locais”, explica.

A proposta de descentralização os investimentos para beneficiar mais municípios é uma reivindicação da AMCG desde 2021.

Divisão do ICMS

Além da proposta da descentralização das empresas, a AMCG também pediu que sejam criadas leis em que indústrias, mesmo que instaladas em outras cidades, possam dividir o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em até 50% com os municípios produtores de matéria prima.

A demanda sobre a divisão do ICMS, iniciou em 2016 com a instalação da fábrica da Klabin na cidade de Ortigueira, sendo proposto pela própria Klabin um contrato para a divisão do imposto em 50% com o município sede, Ortigueira, e os outros 50 % com os municípios fornecedores de matéria prima.

“Destacamos a demanda com o Governo do Estado, visto que essa divisão do ICMS com os fornecedores de matéria prima poderia beneficiar os municípios, sem que as empresas se instalem nas cidades, como exemplo Tibagi que é produtor de soja e cevada”, finaliza Elisangela.

População dos municípios da AMCG

Ao todo, 19 municípios fazem parte da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). E 18 tem menos de 100 mil habitantes, de acordo com as informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apenas Ponta Grossa ultrapassou os 100 mil moradores.

Confira o número de habitantes em cada município que faz parte da AMCG:

Arapoti – 25.777

Carambeí – 23.283

Castro – 73.044

Curiúva – 13.647

Imbaú – 14.249

Ipiranga – 14.142

Ivaí – 13.229

Jaguariaíva – 35.141

Ortigueira – 24.192

Palmeira – 33.855

Piraí do Sul – 23.649

Ponta Grossa – 358.367

Porto Amazonas – 4.098

Reserva – 24.573

São João do Triunfo – 13.726

Sengés – 17.270

Telêmaco Borba – 75.042

Tibagi – 19.961

Ventania – 9.681

Leia mais: Construtora da Ambev de Carambeí divulga vagas de emprego

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile