Menu
em

AMCG avança pela criação de enciclopédia cultural da região

Allyson Santos/AMCG.

Em breve, artistas dos 19 municípios da região dos Campos Gerais terão à disposição uma nova plataforma online dedicada à divulgação de suas obras, espaços e eventos. A criação da Enciclopédia Cultural foi um dos temas discutidos durante a reunião do Fórum Permanente de Cultura da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), realizada recentemente.

O encontro ocorreu na Mansão Villa Hilda, em Ponta Grossa, e contou com a participação de secretários municipais, diretores e outros representantes, que se reuniram para planejar iniciativas de apoio, avaliar o atual cenário cultural regional e alinhar novos projetos. Os primeiros passos para a elaboração da Enciclopédia Cultural dos Campos Gerais foram dados em 2023, com reuniões preparatórias e a definição da logo oficial do projeto.

Alberto Portugal, coordenador da AMCG Cultura e secretário municipal de Ponta Grossa, comentou sobre a iniciativa que visa não apenas catalogar as produções culturais dos municípios, mas também servir como vitrine para que toda a população possa conhecer e apreciar o que é produzido regionalmente. “Durante a pandemia, compreendemos a importância do meio online como uma ferramenta global para democratizar a cultura. É isso que buscamos para 2024: que tudo o que os municípios produzem seja acessível democraticamente”, destacou.

Estado oferece suporte às prefeituras

Foto: Allyson Santos/AMCG.

A reunião da AMCG Cultura também contou com a presença de Andressa Oliveira Silva, Agente Regional de Cultura do Estado, que enfatizou a relevância da iniciativa da entidade. “A Enciclopédia é um projeto muito interessante, que busca reunir o melhor de cada município. O Governo do Paraná, ao apoiar as intenções dos municípios, compartilha desse mesmo objetivo. Com isso, poderemos mostrar o potencial de cada cidade e de toda a região para a população. Parabenizo a Associação e todas as prefeituras”, afirmou.

Andressa também elogiou o trabalho de integração realizado pela Associação. “Nos Campos Gerais, há uma boa interação entre os municípios. Essa constante troca de informações e experiências facilita nossa atuação através do Estado. Queremos discutir a cultura em nossas cidades, promover políticas públicas e fortalecer o maior número de pessoas possível. Estamos sempre disponíveis para atender todas as demandas”, concluiu.

Incentivo às ações culturais

Allyson Santos/AMCG.

Alberto Portugal aproveitou a oportunidade para destacar o potencial cultural da região na totalidade. “Somos um centro de produção cultural. Atualmente, vemos um engajamento de todos os gestores para que todo o estado do Paraná e todo o país reconheçam essa potência cultural em nossa região. Com os esforços combinados de cada um desses municípios, que acreditam na cultura como instrumento de desenvolvimento e transformação regional, teremos um ano promissor. No ano passado, plantamos algumas sementes e demos passos importantes nesse esforço conjunto. Acredito que teremos grandes conquistas neste ano de 2024”, avaliou.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile