em

Ambev poderá produzir 400 toneladas de garrafas por dia em Carambeí

A tendência é que a planta seja a maior fábrica de vidros do país

Foto ilustrativa/Divulgação

A fábrica de garrafas de vidro da Ambev que será construída em Carambeí poderá produzir até 400 toneladas de garrafas por dia. A informação consta na licença prévia ambiental da empresa, liberada nesta semana pelo Instituto Água e Terra (IAT).

Dentre as matérias-primas listadas no documento (veja abaixo), estão a permissão da utilização de até 166,67 toneladas de areia por dia – principal componente da fabricação de vidros – e também 200 toneladas/dia de cacos.

Isso porque a planta fabril terá foco na logística reversa, ou seja, na reciclagem de vidro para a produção das garrafas. Inicialmente serão produzidos os formatos long neck, 300 ml, 600 ml e 1 litro para diversos rótulos da empresa, como Brahma, Skol, Budweiser, Stella Artois, Becks e Spaten.

A capacidade produtiva será de até 500 milhões de garrafas por ano, dependendo do tipo. A fábrica vai abastecer cervejarias do Paraná e de outros estados. A expectativa é que o empreendimento se torne a maior fábrica de garrafas do Brasil.

Ambev em Carambeí

A Ambev anunciou em junho deste ano um investimento de R$ 870 milhões para abrir uma fábrica de garrafas de vidro em Carambeí, na PR-151, em frente ao posto Menegatti. O empreendimento deve gerar 1,5 mil empregos durante a obra e até 400 postos diretos a partir do início da operação, previsto para 2025.

A nova unidade representa uma aposta no desenvolvimento da logística reversa e economia circular, e está alinhada à meta da empresa de ter 100% dos seus produtos em embalagens retornáveis ou feitas majoritariamente de conteúdo reciclado até 2025. O vidro, material largamente utilizado como embalagem para bebidas, tem grande potencial de reciclagem. Quando reciclado, além de fomentar a cadeia de logística reversa, gera impactos positivos como redução do consumo de energia e das emissões de CO2 lançados na atmosfera.

No Paraná, a unidade de Carambeí será construída usando apenas fontes de energia elétrica renovável e equipada para operar com biocombustíveis. Além disso, contará com uma estação para tratamento de 100% dos efluentes gerados e reaproveitamento da água utilizada no processo, garantindo alta eficiência hídrica e energética.

Licença prévia

Confira o documento completo abaixo:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.