em

Aluna de Carambeí é selecionada para intercâmbio na Nova Zelândia

Mirella Aparecida Gottwald Murmell estuda no Colégio Estadual Eurico Batista Rosas, no bairro do Boqueirão de Carambeí

Foto: Divulgação

A aluna de Carambeí Mirella Aparecida Gottwald Murmell foi selecionada para participar de um intercâmbio na Nova Zelândia, país da Oceania. A jovem, que estuda no Colégio Estadual Eurico Batista Rosas, do bairro do Boqueirão, foi uma das 100 selecionados para a segunda edição do programa Ganhando o Mundo, do governo do Estado do Paraná.

Mirella é filha de Márcia Maria Gotwwald Murmel e Cristiano Murmel, moradores do bairro do Boqueirão. Segundo a mãe da jovem, ela sempre sonhou em estudar fora do Brasil. “Desde os 12 anos idade ela fala desse sonho, e quando o Colégio a inscreveu nesse projeto ela ficou muito feliz com a possibilidade porque sempre foi muito dedicada aos estudos, disciplinada, mesmo na pandemia ela nunca desistiu e se esforçou”, contou Márcia, dizendo também estar orgulhosa da filha por saber do seu potencial e dedicação.

Mirella faz questão de agradecer pela ajuda que recebeu para realizar o seu sonho. “À professora Ana Denise que me inscreveu, à diretora do colégio Ana Wieslava e aos colegas da sala de aula que também estavam torcendo por mim, muito obrigada”, comentou Mirella.

Os alunos da rede estadual, que foram selecionados pelas notas de 2021, partirão em julho para a Nova Zelândia, onde passarão um semestre letivo estudando em uma escola local – mas antes de embarcar, farão um curso preparatório de inglês. O intercâmbio tem como objetivo apresentar aos alunos da escola pública um novo idioma, uma nova cultura e ter novos conhecimentos.

O programa Ganhando o Mundo, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, tem o objetivo de dar aos estudantes a experiência de frequentar uma escola no exterior, hospedados com uma família local, praticando a língua inglesa, desenvolvendo a autonomia e ampliando os horizontes acadêmicos e culturais. Depois do retorno ao Brasil, a luna de Carambeí e todos os outros selecionados para o intercâmbio terão a missão de compartilhar com colegas e professores todo o aprendizado vivido na Nova Zelândia.

Processo seletivo

A primeira etapa de seleção teve a análise dos requisitos obrigatórios para a participação: estar regularmente matriculado na 1ª série do ensino médio em um colégio público da rede estadual, ter cursado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em um colégio da rede pública estadual, ter no mínimo 14 e no máximo 17 anos e seis meses de idade na data de retorno ao Brasil (novembro de 2022), ter frequência igual ou superior a 85% em cada disciplina e ter médias anuais do 9º ano, em 2021, iguais ou superiores a 7 em cada disciplina da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Na segunda etapa, foi feita a avaliação das médias anuais de 2021 dos estudantes. Em cada município paranaense, foi selecionado o aluno com a maior nota no ano passado (soma das médias anuais de todas as disciplinas da BNCC). Dessa forma, um estudante de cada município passou para a terceira e última etapa do processo seletivo.

Na etapa final, foram selecionados os 100 primeiros colocados, entre eles a carambeiense Mirella. O nome da estudante foi publicado no site da Seed-PR.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.