Menu
em

Santuário de Nossa Senhora das Brotas reúne histórias de fé e devoção

O jornal Diário dos Campos e o portal DCmais iniciaram no mês de agosto o projeto ‘Conheça os Campos Gerais’, que mostra atrativos turísticos da região e as belas paisagens do Paraná. Os leitores conhecerão pontos turísticos das cidades de Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Tibagi, Palmeira e Piraí do Sul. Nesta publicação, o destaque é o Santuário Nossa Senhora das Brotas.

Para fomentar ainda mais o setor de turismo, o Governo do Estado tem apostado em qualificação profissional, exposição do Paraná em feiras internacionais, atração de novos voos, cruzeiros marítimos, investimentos diretos em infraestrutura e apoio aos municípios, formatação de novos roteiros e uma grande marca de um Estado que preserva o meio ambiente e o futuro.

A história de devoção e fé do Santuário de Nossa Senhora das Brotas

Na penúltima reportagem da série ‘Conheça os Campos Gerais’, vamos saber mais sobre o Santuário de Nossa Senhora das Brotas, que fica na cidade de Piraí do Sul. 

O Santuário fica em um bosque cercado de araucárias, árvores nativas, córregos e riachos distribuídos em 28 hectares, com trilhas pavimentadas para facilitar a mobilidade, além de contar com banheiros, sala de souvenir e praça de alimentação. 

Como começa a história de devoção a Nossa Senhora das Brotas?

A história de devoção à Nossa Senhora das Brotas inicia-se por volta do ano de 1808 quando Frei Antônio de Santana Galvão, ao passar pela cidade de  Piraí do Sul, pernoitou na casa da viúva Ana Rosa da Conceição de Paula. Como forma de agradecimento, deixou uma estampa em papel com uma Efígie de Nossa Senhora das Barracas e escreveu: “Venerai sempre está Santa Efígie porque ela é muito milagrosa”.

Alguns anos depois, Ana Rosa se casa com Joaquim Maciel e no percurso de sua mudança, ela perde o quadro com a Efígie. Nessa época, houve uma queimada na região, e foi então que aconteceu o primeiro milagre: no dia 26 de dezembro a Efígie foi encontrada intacta em meio a brotos de uma nova vegetação que nascia. A moldura foi totalmente destruída pelo fogo e a Efígie foi milagrosamente preservada.

Depois deste milagre, Ana Rosa guardou a estampa como uma relíquia, e a colocou em uma nova moldura de madeira, tendo em sua casa local de honra. Então, o culto familiar passou a ser público e os devotos passaram a chamá-la de Nossa Senhora das Brotas.

Construção do santuário

Capelas foram sendo construídas no bosque, até a atual construída em 1985, que foi inaugurada em 1987, e possui linhas gerais no formato de uma coroa, em homenagem à Rainha, Nossa Senhora das Brotas. O dia 27 de dezembro foi escolhido como o dia da Festa de Nossa Senhora das Brotas.

No dia 21 de dezembro de 1999, o Governo do Estado do Paraná instituiu Piraí do Sul como Polo Turístico Religioso devido ao Santuário de Nossa Senhora das Brotas. 

O que você vai encontrar no Santuário de Nossa Senhora das Brotas?

Durante as visitas guiadas, os turistas caminham pelo Memorial do Encontro, onde encontram a imagem deixada em 1808 por Frei Galvão à Ana Rosa Conceição de Paula.

Os turistas e fiéis ainda podem visitar o Jardim de Maria, o Caminho do Terço João Paulo II, o Caminho da Misericórdia, o Caminho das Dores de Maria, o Memorial Sant’Ana e São Joaquim, Muro dos Santos e Beatos do Brasil, Casa da Humildade, Caminho das Alegrias de Maria, Caminho das Padroeiras, Capela da Nossa Senhora das Barracas e o Memorial São José.

Santuário faz parte da Rota do Rosário

O Santuário de Nossa Senhora das Brotas faz parte da Rota do Rosário, roteiro religioso que abrange parte dos Campos Gerais e do Norte Pioneiro. Partindo do Santuário Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul, os ciclistas seguem por estradas rurais passando por 16 santuários, além de igrejas, capelas e outros atrativos em 17 cidades.

Junto ao roteiro religioso, os romeiros aproveitam para conhecer outros atrativos da região, aliando a fé a experiências gastronômicas a belezas naturais e arquitetônicas. Os locais envolvidos contam com roteiros de turismo rural, como a Rota do Café, patrimônios históricos e culturais, turismo náutico e de natureza.

Acesso ao Santuário

Em 2021, o Governo do Paraná entregou o viaduto de acesso a Piraí do Sul e ao Santuário Nossa Senhora das Brotas. Ele está localizado no km 256 da PR-151 e foi construído em apenas dez meses pela concessionária CCR RodoNorte, que administrava a ligação entre Ponta Grossa e Jaguariaíva. A obra de R$ 20 milhões é parte do acordo de leniência firmado pela empresa com o Ministério Público Federal (MPF) e a primeira a ser entregue pela RodoNorte no ano do encerramento do contrato de participação no Anel de Integração.

Endereço do Santuário

Avenida Nossa Senhora das Brotas, Bairro Brotas, Piraí do Sul

Programação Permanente do Santuário de Nossa Senhora das Brotas

MISSAS REGULARES
• Segunda-feira: 19h
• Quarta-feira: 19h (com novena)
• Sexta-feira: 15h
• Sábado: 17h
• Domingo: 11h e 16h

MISSAS EM DATAS ESPECIAIS
• Primeira sexta-feira do mês: Missa Sagrado Coração de Jesus
• Primeiro sábado do mês: Missa Imaculado Coração de Maria
• Segunda quarta-feira do mês: Missa com e pelas Famílias (Missa da Família)
• Dia 25 do mês: Missa Devocional de São Frei Galvão
• Dia 27 do mês: Missa Votiva de N. Sra. das Brotas
• Dia 29 do mês: Missa Devocional de São Miguel Arcanjo (com exorcismo do sal, do óleo, da água e outros objetos)

NOVENAS E OUTROS DEVOCIONAIS
• Quartas-feiras, 15h: Novena
• Quartas-feiras, 18h: Reza do Santo Terço
• Quartas-feiras, 19h: Novena com Missa
• Sextas-feiras: Reza das Mil Ave-Marias (às 12h quando a missa é às 15h e às 14h quando a missa é às 19h, portanto deve ser observado a cada sexta-feira).
• Sextas-feiras, das 14h às 15h: Adoração ao Santíssimo Sacramento

CONFISSÕES:
• Sextas-feiras: das 13h às 15h
• Meia hora antes das missas

Leia mais: Tibagi: terra de aventura, paisagens espetaculares e muita diversão

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile