em

50ª Expoleite movimenta setor agropecuário com produtores de café e suinocultores

50ª Expoleite movimenta setor agropecuário com encontros dos produtores de café e suinocultores. Foto: Divulgação Capal

A Expoleite, tradicional feira do Gado Holandês, promovida pela Capal Cooperativa Agroindustrial, além de ser reconhecida nacionalmente por projetar a qualidade do leite produzido nos Campos Gerais, traz uma programação variada para abranger outros segmentos que fazem parte das atividades da cooperativa, como a cultura do café e a suinocultura. 

Uma das novidades da edição comemorativa da feira é o Encontro de Cafeicultores, que será voltado aos produtores do café que são associados da Capal no Paraná e São Paulo. O evento irá contar com uma imersão sobre as potencialidades do café e o seu atual impacto no Brasil e no mundo. 

Para isso, o Encontro de Cafeicultores terá duas palestras. Uma delas será ministrada pelo gerente de Inteligência de Mercado Café da Stonex, Fernando Maximiliano, que vai abordar os cenários, tendências, mercado e expectativas para a safra 2024. Em seguida, quem assume o microfone é Luiz Saldanha, associado da Capal e especialista na área. Em sua fala, Saldanha irá explanar sobre o dia a dia dos cafeicultores locais e de que forma o café representa para os negócios da cooperativa.

Segundo Eliel Magalhães Leandro, Diretor Comercial da Capal, essa é a primeira vez que a Expoleite irá oferecer um encontro voltado aos cafeicultores. Segundo ele, essa é uma forma de inserir os produtores de café no cenário total da cooperativa e ter um momento reservado para eles na feira. “A Expoleite é a nossa principal exposição e nela acabamos mostrando as atividades que a cooperativa está envolvida. Até então, o café não tinha envolvimento com a comercialização, mas agora representa uma importante fatia dos nossos negócios”, explica.

Suinocultores

Já tradicional no evento, o 7º Encontro de Suinocultores abre a programação da Expoleite no dia 11, às 8h, no Pavilhão Principal. Essa é uma oportunidade para que os pecuaristas de corte possam ampliar os seus conhecimentos e trocar experiências com outras pessoas que atuam no ramo da suinocultura. 

A atração vai contar com duas palestras ministradas por especialistas no ramo de suínos. A primeira é do diretor da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Luís Rua, sobre o cenário das exportações e importações que envolvem a suinocultura. Na sequência, Joel Girardello, nutricionista animal da Aurora Coop, realiza uma apresentação sobre a suinocultura do grupo Aurora, formado por diversas cooperativas, incluindo a Capal. 

A Expoleite 2024 é promovida anualmente pela Capal Cooperativa Agroindustrial e será realizada entre os dias 11 e 13 de julho, no Parque de Exposições Capal, em Arapoti/PR. A entrada é gratuita. Todas as informações sobre a Expoleite 2024 podem ser conferidas no site capal.coop.br. 

Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial

Fundada em 1960, a CAPAL conta atualmente com mais de 3,7 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 959 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área assistida ultrapassa os 179 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 320 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.