Menu
em

40 mil peixes serão soltos na represa Alagados

De acordo com a assessoria da Sanepar, serão soltos cerca de 40 mil peixes com objetivo de repovoamento da represa (foto: AEN)

A Sanepar solicitou uma autorização ambiental para o Instituto Águia e Terra (IAT) do Paraná para soltar quatro espécies de peixes na represa dos Alagados.

A represa faz parte da bacia hidrográfica do Rio Tibagi, que passa por diversas cidades do Paraná. De acordo com a assessoria da Sanepar, serão soltos cerca de 40 mil peixes com objetivo de repovoamento da represa.

A Sanepar irá realizar a soltura das seguintes espécies: Astyanax altiparanae, Prochilodus lineatus e Leporinus elongatus.

Repeixamento

Em julho deste ano, o Governo do Paraná anunciou que irá iniciar a prática, do repeixamento, que visa a preservação da vida aquática nas 16 bacias hidrográficas do Estado, garantindo o equilíbrio da fauna com a recuperação de espécies em declínio populacional.

A medida colabora, ainda, para a preservação da água para a população. Neste ano a expectativa é que 2,5 milhões de alevinos sejam soltos em rios como o Ivaí, Piquiri, Tibagi e Iguaçu, entre outros.

O governo destacou que o Paraná, por ser o único Estado do País com uma resolução própria que garante o bom funcionamento do procedimento, é considerado uma referência para o País em repeixamento.

“A Resolução Sedest/IAT nº 10/2021 foi elaborada com o apoio de biólogos. Ela estabelece as normas corretas para a estocagem dos peixes e a execução dessa prática, já que soltar um peixe em um rio pode ser danoso ao meio ambiente caso a espécie não seja nativa da região, não se tenha atenção à genética ou esteja contaminada com algum tipo de zoonose”, explicou o governo estadual.

Leia mais: Municípios aprovam prorrogação de contrato com a Sanepar

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile