O Gol está se despedindo das fábricas e concessionárias da Volkswagen em 2022. O carro foi produzido por 42 anos e líder de vendas por 27 anos consecutivos. Para não passar em branco, a montadora desenvolveu uma edição especial de despedida, chamada “Gol Last Edition”. O compacto será substituído pelo Polo Track, que já foi lançado e é vendido a R$ 79.990.
Edição especial de despedida
Ainda não se sabe tudo sobre a versão especial. Mas a VW divulgou fotos e revelou que o carro será uma edição limitada em mil unidades, com o número de série impresso no painel. Entre novembro e dezembro devem ser divulgadas oficialmente as especificações técnicas do automóvel. As fotos mostram a pintura especial, detalhes nos faróis e no interior e um painel com diferenças em relação à versão convencional do compacto.
O fim de uma era
Ao todo, mais de oito milhões de unidades do Gol foram vendidas em suas quatro décadas de história. Porém, o projeto antigo, as novas exigências do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a queda nas vendas e outros fatores levaram a VW a encerrar a produção do modelo.
Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), desde 2014 o Gol já não é o carro mais vendido do país. Em 2013, aproximadamente 255 mil unidades foram emplacadas. Já no ano passado, este número caiu para cerca de 66 mil emplacamentos.
Leia também: Campanha em PG vai sortear carro e brindes de cristal
Gol e Copa do Mundo
O Gol está sendo descontinuado em ano de Copa do Mundo. Desde 1982, a VW lançou algumas versões especiais do veículo no ano da competição: Gol Copa 1982, Gol Copa 1994, Gol Sport 16v 2002, Gol Copa 2006, Gol Seleção 2010 e Gol Seleção 2014 são os modelos produzidos. Neste ano, porém, o Gol vai se despedir sem ir para a Copa.