em

Votação de PG deve ser conhecida às 19 horas

Segundo o chefe de cartório da 14ª Zona Eleitoral de Ponta Grossa, Fabyano Alberto Stalschmidt Prestes, cerca de meia hora depois do encerramento da votação neste domingo (7), às 17 horas, os votos da cidade já estejam contabilizados, com exceção de algumas urnas da área rural. 
 Mas, embora a apuração no município deva ser concluída em 30 minutos, a divulgação oficial, pelo sistema do TSE só deve acontecer às 19 horas Isso acontece por causa do fuso-horário brasileiro, que faz com que eleições em alguns locais, como o Acre, terminem duas horas depois em relação ao horário de Brasília. "Assim, a estimativa é que quando o TSE liberar as primeiras parciais do país, por volta das 19 horas, quase 100% das urnas de Ponta Grossa já estarão contabilizadas", frisa Prestes. 
Ele explica ainda que a totalização dos votos é feita no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assim, as urnas serão levadas ao Fórum Eleitoral de Ponta Grossa ou em alguns polos e de lá os dados serão encaminhados para os tribunais. 

Mesários 
As eleições 2018 devem mobilizar cerca de dois milhões de mesários em todo o Brasil, tendo a metade deles se oferecido para o trabalho de maneira voluntária. O mesário é o representante da justiça eleitoral na seção de votação. Cabe a ele receber e identificar os eleitores – seja pela verificação de documentos e coleta de assinaturas, seja pela verificação biométrica –, compor as mesas de votos e justificativas, fiscalizar e desempenhar tarefas logísticas e de organização da seção para a qual foi designado.
Para atuar como mesário, o escolhido recebe treinamentos específicos e orientações de técnicos da justiça eleitoral, que o prepara para atuar no dia das eleições. A cada eleição, a justiça eleitoral convoca eleitores maiores de 18 anos e em situação regular para atuar no dia da votação.
Em Ponta Grossa, serão exatos 237.118 eleitores que devem ir às unas no domingo (7), pertencentes às zonas eleitorais 14ª, 15ª e 139ª – esta última inclui ainda eleitores de Carambeí. Para que tudo ocorra bem, somente em Ponta Grossa serão quase três mil mesários que trabalharão no domingo. Segundo Prestes, na quinta e sexta-feira (4 e 5) as urnas já foram transportadas para os locais de votação em Ponta Grossa e Carambeí e neste sábado (6), funcionários dos cartórios da justiça eleitoral farão o procedimento de vistoria nos locais de votação. Em Ponta Grossa são 724 seções de votação, localizadas em 116 locais de votação; Carambeí conta com 47 seções, divididas em seis locais de votação. 
O Colégio Estadual Professora Elzira Correia de Sá, no  bairro Santa Paula, concentra o maior número de eleitores, com 4.658 eleitores ponta-grossenses, que votam em 16 seções. O local de votação mais distante do Fórum Eleitoral, por sua vez o posto de saúde de Carazinho, em Itaiacoca. 
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.