em

Voos de Ponta Grossa são cancelados. Coronavírus impacta hoteis e eventos

A pandemia do novo coronavírus tem impactado diversos setores da economia de todo o mundo, provocando reações globais tanto em relações comerciais, quanto de comportamento populacional. Em Ponta Grossa e região, um dos segmentos que está percebendo as primeiras consequências é o de turismo, através de cancelamentos de reservas de hoteis, de eventos e até mesmo dos voos que partem do Aeroporto Sant’Ana.

Procuradas pela reportagem do Diário dos Campos, as duas companhias aéreas que operam na cidade afirmaram que estão ajustando a sua malha de voos. A Azul Linhas Aéreas, que liga Ponta Grossa à Campinas, suspendeu todos os voos da cidade de 23 de março a 30 de junho. “Em função da queda na demanda gerada pela propagação do coronavírus, a Azul suspenderá as operações em algumas de suas bases. A companhia ressalta que já está em contato com os Clientes impactados pelas alterações e ressalta que todos eles serão reacomodados em outros voos”, justificou.

Já a Voepass, que oferta voos entre Ponta Grossa e São Paulo (Aeroporto de Congonhas), anunciou que reduziu a sua operação pela metade, passando de dois a apenas um voo diário entre as duas cidades. “A Voepass Linhas Aéreas informa que, em caráter preventivo, está readequando a malha e mantendo uma operação diária de Ponta Grossa para Congonhas para atender os passageiros que necessitam. A empresa ressalta que está acompanhando e observando integralmente o cenário, as medidas preventivas e recomendações das autoridade”, afirmou, através de sua assessoria de imprensa.

 

Eventos

Assim como em outras regiões do país, em Ponta Grossa diversos eventos também têm sido cancelados e/ou adiados devido à pandemia do novo coronavírus. Thaís Pius é presidente do Ponta Grossa Campos Gerais Convention Bureau e está investindo em um novo espaço em Ponta Grossa para loacção, voltado à realização de eventos. Segudno ela, a previsão era inaugurar o local no final do mês, mas a data será adiada. Organizadores de eventos que já haviam entrado em contato conoscno para reservas também estão solciitando o adiamento das suas datas”, disse ela à reportagem do DC, afirmando que o setor aguarda o posicionamento oficial dos órgãos oficiais para tomar demais medidas referentes ao cancelamento de eventos.

O empresário e promotor de eventos Iran Taques afirma que diversos shows e festas que iriam ocorrer nesta semana e na próxima estão sendo cancelados, mas que a movimentação em bares segue normalizada. “Os bares estão esperando orientações; caso seja determinado o controle de número de pessoas e aglomerações, por exemplos, todos devem respeitar, mesmo sabendo do impacto negativo que isso gera. No final de abril temos programado um show do Thiaguinho na cidade, que por enquanto não está sendo considerado ser adiado visto que está muito longe”, disse ele, em entrevista.

Desde sexta-feira (13) os eventos públicos da Prefeitura estão suspensos temporariamente. “A Prefeitura segue orientações do Ministério da Saúde (MS). Neste momento não tem sinalização para fechamento [de eventos particulares], pois não houve confirmação de nenhum caso suspeito.

Estas medidas podem mudar a qualquer momento, pois os resultados e as notificações mudam o tempo todo. As medidas são tomadas com base no MS e de acordo com o avanço da epidemia”, disse a assessoria de imprensa da administração municipal.

Também procuradas pelo Diário dos Campos, a Paróquia São José e a Catedral Sant’Anna afirmaram que, até então, não houve pedidos de mudança de datas de eventos como casamentos, batizados, entre outros, e as missas seguem sendo realizadas nos horários normais.

Região

Na região dos Campos Gerais, grandes eventos como a 3ª Festa do Peão de Boiadeiro que comemoraria o aniversário de Castro e estava prevista para acontecer entre os dias 19 e 22 de março, inclusive com show nacionais, além da Expo Telêmaco Borba, que também celebraria o aniversário da cidade nesta semana com shows de artistas de renome nacional foram suspensos como forma de tentar prevenir a transmissão do coronavírus.

 

Hotelaria

O setor de hotelaria também já está sentindo os efeitos na pandemia com a queda no número de reservas, tanto de diárias de hospedagem, quanto de reservas de espaços para a realização de eventos. Conforme afirmou o presidente do Sindicato dos Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares de Ponta Grossa, Daniel Wagner, no hotel em que ele gerencia – Planalto Select – já foram cancelados pelo menso três eventos que aconteceriam até o final do mês. “Nesta segunda-feira (16) ainda recebemos um da área de odontologia, mas outros têm sido adiados. Nos próximos dias vamos avaliar noavs ações, mas já somos referência na parte de alimentos seguros e possuímos salas arejadas, com ventilação natural, que contribuem para um ambiente saudável”, exemplifica.

 

No aeroporto de Ponta Grossa apenas um voo diário para São Paulo foi mantido, enquanto que os com destino a Campinas serão suspensos de 23 de março a 30 de junho (Foto: Arquivo DC)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.