em

Viação Garcia demite 89 motoristas, sendo dois de Ponta Grossa

A Viação Garcia confirmou à reportagem do Diário dos Campos que, nesta semana, demitiu 89 motoristas, sendo dois de Ponta Grossa. A medida foi adotada após a companhia tentar adotar outras medidas trabalhistas, como concessão de férias, redução de jornada e suspensão de contratos. Confira, na íntegra, o comunicado da empresa:

"O impacto das medidas de restrição à mobilidade nas operações da Companhia está sendo mais de 90%. Inicialmente, a empresa concedeu férias para mais de 70% do seu quadro de colaboradores, bem como acordou banco de horas para motoristas e colaboradores das áreas administrativas e de apoio. Após a decretação da Medida Provisória 936 pelo governo federal, a companhia reduziu em 50% a jornada de trabalho de 3% do quadro de colaboradores, e suspendeu contratos de 80% dos colaboradores. Nesta semana foi necessário o desligamento de 89 motoristas, sendo dois de Ponta Grossa", disse a Viação Garcia, em nota, por meio da sua assessoria de imprensa.

O questionamento do DC foi feito a partir de um comentário nas redes sociais na matéria divulgada na semana passada, que afirmava que três das maiores empresas de transporte intermunicipal estavam preservando empregos em Ponta Grossa.

Na oportunidade, o Grupo Garcia – Brasil Sul informou que estava com apenas 10% da sua frota em circulação, já que 90% dos ônibus deixaram de operar nos Estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

"Inicialmente, a empresa concedeu férias para mais de 70% do seu quadro de colaboradores, que soma cerca de 2,5 mil trabalhadores, e acordou banco de horas para motoristas e equipes das áreas administrativas e de apoio. Após a decretação da Medida Provisória 936 pelo governo federal, a companhia reduziu em 50% a jornada de trabalho de 3% do quadro de colaboradores, e suspendeu contratos de 80% dos colaboradores. Atualmente 17% do quadro está em atividade”, disse a assessoria de imprensa. A reportagem do DC  havia solicitado dados regionais, mas até o fechamento da reportagem não obteve retorno da empresa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.