em

Ventania tem quatro grupos na disputa da Prefeitura

créditos

Zélio e Jaime dos Santos, da “Renovação e progresso”, têm o apoio do atual prefeito Ocimar Camargo

 

 

créditos

José Davi Donha Artero e o Henrique Gaiota pela coligação “Unidos Venceremos”, lançam 14 vereadores

 

créditos

A chapa do PSDB com Eder de Lara e Eroni Lopes tem o apoio do governador Beto Richa

 

 

 

O município de Ventania, na região dos Campos Gerais, com cerca de 10,2 mil habitantes, levará às urnas, no dia 7 de outubro, mais de sete mil eleitores, que escolherão entre quatro grupos que disputam a eleição majoritária e outros 65 vereadores que se apresentam na proporcional. Uma das coligações é a “Renovação e progresso”, formada pelos partidos PR e PSD, apresentam o dois comerciantes José Luís Bitencourt (PR), o Zélio, para prefeito, e Jaime dos Santos (PSD) para vice-prefeito. Zélio já foi vice-prefeito de Ventania, e Jaime foi vereador e presidente da Câmara em São Jerônimo da Serra, há cerca de 20 anos. Eles têm o apoio do atual prefeito de Ventania, Ocimar Camargo.  

O contabilista José Davi Donha Artero (PMDB) tem como vice Henrique Teixeira da Silva, o Henrique Gaiota (PMDB) se apresentam com a coligação “Unidos Venceremos” que tem os partidos PMDB, PT e PDT, que lançam 14 vereadores na proporcional.  Pela coligação Fé, Trabalho e Honestidade, que tem DEM, PPS e PSC, Antônio Elly Santiago (DEM) é o candidato a prefeito e o administrador Célio Martin Finta (PPS) o vice. Eles lançam 18 candidatos na proporcional.

Com o slogan “Ventania Inovar para progredir” o PSDB vem sozinho na disputa, apresentando Eder de Lara (PSDB) como prefeito e Eroni Beraldo Lopes (PSDB), o Roni, como vice, além de 12 vereadores na proporcional.  “Temos o apoio do governador Beto Richa e do deputado estadual Valdir Rossoni, presidente da Assembléia”, destaca Eder que já foi vereador por três mandatos em Ventania.

Zélio e Jaime, da coligação “Renovação e Progresso” apresentam 10 candidatos a vereadores pelo PR e no plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a coligação traz 57 itens, que começa com pavimentação e calçamentos de ruas e avenidas em Ventania e Distrito de Novo Barro Preto, recuperação e manutenção de estradas rurais, criação da patrulha agrícola mecanizada, aquisição de máquinas, de caminhões e ampliação do parque de máquinas. “Também vamos ampliar a subprefeitura de Barro Preto e construir o prédio da Prefeitura de Ventania, além de construir conjuntos habitacionais, vamos apoiar os micro e pequenos empresários locais, ampliar o parque industrial, regularizar cemitérios conforme legislação ambiental, implantação de feiras livres, fortalecer o turismo, fomentar programas de empreendedorismo, ampliação de aterro sanitário, recuperação da área degradada do antigo lixão e aprimorar a coleta seletiva de lixo”, enumera Zélio. Além disso, construção de creches e reforma e ampliação das escolas, a construção da casa do idoso, e da casa lar, assim como a construção da sede do Conselho Tutelar, e ampliações nos programas e estruturas de saúde.

 

“Unidos Venceremos” quer remodelar sistemas

José Davi Donha Artero (PMDB) tem como vice Henrique Teixeira da Silva, o Henrique Gaiota (PMDB) se apresentam pela coligação “Unidos Venceremos” e no plano de governo têm nove itens, como prioridade à Saúde, com remodelação e assistência com mais médicos, aplicar as verbas sem desvio para outras pastas, priorizando o atendimento domiciliar com atendimento prioritário às crianças e aos idosos. Na Educação, a elaboração do projeto específico para “Educação no Campo”, em parceria com o governo federal, e entre outros pontos, urgência na implantação de plano de carreira para o magistério municipal. “Instalação de novas indústrias e valorização dos empreendimentos locais que geram emprego são metas no nosso governo”.

Na segurança, a proposta é buscar apoios dos governos para contratação de mais policiais e instalação de unidade fixa no Distrito de Barro Preto. “Vamos movimentar a área esportivo, em todas as modalidades, pois é uma área que está abandonada”, descreve Artero. No turismo, o projeto prevê a viabilização de acessos às belezas naturais do município. Além disso, o maior número de ações será na área rural. “Precisamos incentivar os produtores para que tenham condições de permanecer na área rural, com políticas públicas diferenciadas, incentivando e proporcionando infraestrutura para a produção de leite, apoiando a produção industrial de suínos, ovinos, caprinos e aves”, enumera.

PSDB vem sozinho na disputa

 

O PSDB traz entre as propostas a organização do funcionamento de todos os setores da Prefeitura, trazendo modernização e eficiência a todo o sistema. “Vamos criar o conselho Municipal de Administração e Planejamento para que o Município aplique melhor sua arrecadação”. Na Saúde, a aquisição de ambulâncias, ampliação dos postos de saúde, contratação de profissionais especialistas e fisioterapeutas, além de oferecer exames gratuitos, estão nas metas.  Incentivo ao esporte, cultura e turismo também estão no plano de governo.  “Vamos divulgar as potencialidades turísticas e promover atividades culturais, com programas artísticos incentivando todas as manifestações”, detalha. 

Na Educação, as melhorias no transporte, valorização dos profissionais e a criação do estatuto do professor, assim como desenvolvimento de campanhas de conscientização sobre reciclagem, preservação do patrimônio público e desenvolvimento de atividades extracurriculares, estão no plano de governo. Na ação social, estão programas de apoio aos portadores de necessidades especiais e para os idosos a construção de um centro de convivência. Na agricultura e pecuária, a assistência técnica aos produtores a implantação da feira do produtor para agregar valor aos produtos de “casa”, assim como as melhorias nas estradas.

 

Coligação Fé, Honestidade e Trabalho vai priorizar Saúde

Pela coligação Fé, Trabalho e Honestidade, Antônio Elly já foi candidato a prefeito em 2008. No plano de governo, a Saúde é prioridade, com implantação de laboratório para exames, aquisição de ambulâncias e implantação de um pronto atendimento. Na Educação, a melhoria nas condições de trabalho, da qualidade da merenda escolar, reposição salarial dos profissionais e melhoria no transporte escolar. “Vamos incentivar o esporte, com reformas e novas construções”, descreve. Na agricultura e pecuária, estão a manutenção das estradas, a desenvolvimento de programas de fomento a produção de peixes, à bovinocultura de leite e construção de trincheiras para silagem. “Vamos disponiblizar patrulha mecanizada para plantio e corte de milho, apoiar a agricultura familiar e a agroindustrialização”, completa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.