em

Vendas no comércio de PG se mantêm praticamente estáveis

Nova pesquisa da Federação do Comércio (Fecomércio) do Paraná mostra que as vendas no varejo de Ponta Grossa se mantiveram praticamente estáveis entre janeiro e julho deste ano na comparação com o acumulado de 2017. O acréscimo foi de apenas 0,48%. No Paraná, o incremento chegou a 4,02%.

Seis dos 11 ramos de atividades pesquisados no município registraram resultado negativo.  O setor de vestuário e tecidos foi o que teve a maior queda no faturamento, 16,25%, seguido de combustíveis com redução de 10,60%.

Por outro lado, as concessionárias de veículos cresceram 25,14% nas vendas, enquanto as lojas de departamentos tiveram acréscimo de 21,43%.

O levantamento mostra que de modo geral as vendas locais não foram positivas em julho. Em relação ao mesmo mês do ano passado elas caíram 3,26%. Neste caso, oito ramos de atividades registraram números negativos, com as vendas caindo 24,14%no setor de vestuário e tecidos e 22,72% no de calçados.

Dos três segmentos que conseguiram elevar as vendas em julho, o maior acréscimo foi obtido pelas lojas de materiais de construção, com aumento de 6,38%. As lojas de departamentos cresceram 4,77%, enquanto que as concessionárias de veículos 1,01%.

Estado

No varejo paranaense as vendas de julho apresentaram redução de -0,05% ante o mesmo mês do ano passado. Este é o terceiro mês consecutivo em que o comércio deixou de crescer. Desde abril as vendas praticamente estacionaram no patamar de 2017.

O volume de vendas no acumulado do ano está reduzindo gradualmente, conforme a pesquisa. O primeiro semestre fechou com alta de 5,13% e com o resultado de julho, as vendas acumuladas baixaram para 4,02%, mas ainda assim estão maiores do que no mesmo período de 2017. Na comparação com junho, o faturamento do comércio também se manteve estável, com 0,19%.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.